Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Nova casa italiana nos Jardins foca na salumeria

Etto, cujo nome faz referência à medida de cem gramas usada na Itália, é a nova empreitada de sócios do Tre Bicchieri

24 maio 2017 | 18:54 por Renata Mesquita

Estreias gastronômicas nesta cidade não faltam. Mas raras são as novidades que satisfazem igualmente a fome e o bolso, numa combinação com bom serviço e ambiente descolado, pontos que insistem em atrapalhar a matemática. O novo Etto, que abre as portas oficialmente no próximo dia 1, nos Jardins, mira nessa equação que a cidade busca cada vez mais. 

Nesta conta entram dois sócios do Tre Bicchieri, o chef Rodrigo Queiroz e Cid Simão. A dupla lança mão de sua expertise no ramo e na cozinha italiana, mas deixa de lado o requinte e as toalhas brancas da primeira casa. Os dois dizem que sonhavam abrir uma casa com o espírito da Itália: alegre, fácil e despojado. Ao lado dos sócios Luiz Matta e Paulo Pomelli concretizam este sonho. Um lugar onde as pessoas possam comer e beber bem e ser felizes ao mesmo tempo.  

Ovos no purgatório. Ovo caipira com a gema mole no ragu de linguiça artesanal com funghi

Ovos no purgatório. Ovo caipira com a gema mole no ragu de linguiça artesanal com funghi Foto: Tadeu Brunelli|Diculgação

O foco está nos antepastos e na salumeria. Daí o nome da casa: etto é a unidade de medida italiana que equivale a 100g.

O ambiente mescla tijolos aparentes e gravuras do pintor italiano Arcimboldo. Mas a verdadeira atração ali é o bar, no centro do salão, repleto de sott’olios e clássicos antepastos, todos feitos na casa. Tem escabeche de sardinha, lascas de bacalhau no azeite, pimentão recheado, entre outros. 

Para completar as opções e honrar o nome da casa, presuntos, salames, mortadelas importados dividem espaço com provolone, taleggio e gorgonzola doce, entre outros clássicos importados da Itália. Os produtos nacionais, como burratas e salames serão rotativos, isto é, garimpados de diferentes produtores e a oferta muda a cada semana. 

Massas frescas de produção própria, que são a assinatura de Rodrigo no Tre, também aparecem no cardápio. A seleção inclui o rotolo de e ricota de búfala com panceta gratinado e também o nhoque com fonduta de pecorino e ragu de linguiça, entre outros. 

Com um pé na península ibérica, os ovos no purgatório, entrada que chega à mesa em panela de ferro fumegante, trazem três ovos caipiras cozidos no calor do ragu de linguiça com tomate e funghi. 

Para acompanhar, independente do roteiro que você decidir seguir no cardápio, do bar saem drinques clássicos, como negroni e spritz aperol, tudo sempre no espírito italiano. A carta de vinhos oferece opções para todos os bolso, o mais barato esta na casa dos R$ 50 e os mais caros chegam aos R$ 200. 

Ambiente. Objetos garimpados com cara vintage compõe o salão

Ambiente. Objetos garimpados com cara vintage compõe o salão Foto: Henrique Peron|Divulgação

A jarra de água é cortesia – ideia (apoiada pelo Paladar), que está cada vez mais presente nas casas que surgem com a proposta de oferecer boa combinação entre custo e benefício.

SERVIÇO

ETTO

R. Bela Cintra, 1783, Jardim Paulista.

Tel.: 2649- 4448

Horário de funcionamento: 12h/15h e 19h/0h (sex., 12h/16h e 19h/1h; sáb., 12h/1h; dom., 12h/24h). 

Ficou com água na boca?