Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Expedição peruana

Por Rafael Tonon

05 setembro 2013 | 01:10 por redacaopaladar

Na efervescente cena gastronômica peruana, o Central, em Miraflores, em Lima, chama atenção por sua proposta de apresentar receitas e ingredientes de diversas regiões do país a partir de uma óptica modernista. O chef Virgílio Martinez e sua mulher Pía León, com  receitas tecnicamente elaboradas, ficaram em 4° lugar no ranking da Restaurant, que elegeu os 50 melhores restaurantes da América Latina.

O casal comanda uma das cozinhas mais atraentes e premiadas de Lima. FOTOS: Tiago Queiroz/Estadão

Ingredientes como ervas nativas, tubérculos (como as diversas batatas dos Andes) e frutas típicas estão sempre nos pratos do cardápio, alterado pelo menos seis vezes ao ano, respeitando as mudanças climáticas do país. Muitos dos ingredientes saem da horta mantida no próprio restaurante. Outros são garimpados tanto na selva amazônica quanto na cordilheira dos Andes, durante as expedições do Mater Iniciativa. Liderado por Martinez, o grupo reúne profissionais de diversas áreas e realiza incursões periódicas para coletar ingredientes nativos e de difícil acesso.

“Alguns dos ingredientes são novos até pra nós, imagine para pessoas de outros países. Por isso, acredito que os sabores latino-americanos e a valorização de nossas raízes e nossa identidade estão despertando atenção internacional”, diz o chef. “Premiações como a do 50 Best nos ajudam porque chamam a atenção do mundo para a nossa região. As pessoas estão buscando experiências gastronômicas únicas, algo que ofereceremos aqui”.

Inaugurado em 2009, o Central ganhou uma “filial” em Londres, batizada de Lima. Além disso, Martinez é proprietário de um restaurante em Cuzco, o Senzo, com cardápio também baseado nas suas pesquisas com ingredientes locais.

No Central, os pratos são revigorantes, provocativos, que aliam sabor e beleza

O restaurante tem ambiente moderno, com a cozinha envidraçada

SERVIÇO – Central

Santa Isabel, 376, Miraflores, Lima, Peru

Tel.: (51) 1 242-8515

Site: centralrestaurante.com.pe

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?