Francesa é eleita melhor confeiteira do mundo pelo 50 Best 2019
Jessica Préalpato, confeiteira do restaurante de Alain Ducasse, no hotel Plaza Athénée, em Paris, vence categoria do prêmio 50 Best
A francesa Jessica Préalpato foi eleita a melhor confeiteira do mundo em 2019, título concedido dentro da premiação do 50 Best, que elege os 50 melhores restaurantes do mundo. Com apenas 33 anos, Jessica comanda desde 2015 a confeitaria do restaurante do chef Alain Ducasse no Hotel Plaza Athénée, em Paris, detentor de três estrelas Michelin.

Jessica Prealpato, chef confeiteira do Hotel Plaza Athénée em Paris Foto: Iannis
Respeito pelo sabor de cada alimento e pelo meio ambiente também são sua marca. Ela ainda é conhecida por casar sabores, gostos e texturas, alternando entre usar churrasqueira, forno ou frigideira. Jessica também é autora do livro Desserality, publicado em novembro de 2018, e que traz 45 de suas criações que unem a sua paixão pelo produto e o domínio técnico.
Esse é o quarto prêmio da temporada a ser anunciado: a americana Daniela Soto-Innes, do Cosme, foi eleita a melhor chef mulher de 2019. Já o Lido 84 na Itália recebeu o título de restaurante para ficar de olho e o chef espanhol José Andrés levou o título de ícone mundial, pelo seu trabalho humanitário.
50 Best 2019
A cerimônia de premiação do ranking 50 Best Restaurants 2019 será no dia 25 de junho e será realizada pela primeira vez em um país da Ásia, em Singapura. Será a primeira edição após o anúncio no início deste ano de mudanças significativas no ranking.
A partir de agora, todos os restaurantes que já alcançaram o topo e os que vierem a alcançar não poderão mais participar nos anos seguintes. Eles entram para um novo grupo, que a organização chamou de “Best of the Best” (os melhores dos melhores), que vai reunir todas as casas que já ficaram em primeiro lugar. O grupo "Best of the Best" será oficialmente lançado na cerimônia de junho.
Também foram anunciadas novidades na composição da banca avaliadora. O júri composto por 1.040 pessoas será 50% feminino e 50% masculino. A nova política de paridade de gênero adotada pela organização também incentiva os votantes a levar em consideração questões como representatividade e diversidade dos restaurantes na hora de votar.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.