Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Francesa Hélène Darroze é eleita a melhor chef mulher do mundo

Hélène inspirou a criação da personagem Chef Colette, de Ratatouille

22 abril 2015 | 13:11 por carlaperalva

A francesa Hélène Darroze, que comanda um restaurante que leva seu nome em Paris e o Hélène Darroze at the Connaught em Londres, foi escolhida a melhor chef mulher do mundo. Ela foi eleita pelo mesmo júri que, anos após ano, aponta os 50 melhores restaurantes do globo.

FOTO: Divulgação

Em 2014, quem recebeu o título foi a brasileira Helena Rizzo, do Maní. Na lista de vencedoras entram ainda a espanhola Elena Arzak, do Arzak, a francesa Anne-Sophie Pic, do Maison Pic, e a italiana Nadia Santini, do Dal Pescatore.

Hélène trabalhou por três anos com o chef Alain Ducasse em Mônaco antes de assumir o restaurante de sua família, o Chez Darroze, em Villeneuve-de-Marsan, sudoeste da França. Em 1999, fechou a casa familiar e foi se estabelecer em Paris. A filial londrina veio somente em 2008. Hoje, viaja regularmente entre as duas cidades com duas duas filhas, Charlotte e Quiterie.

No texto de anúncio do prêmio, a cozinha francesa de Hélène é descrita como contemporânea, com ingredientes frescos, autênticos e sazonais, vindos de produtores com quem a chef mantém longa relação. Um de seus pratos assinatura é o risoto de tinta de lula com lulas salteadas, chouriço, tomates confitados e espuma de parmesão.

Hélène foi inspiração para a chef Colette, personagem da animação Ratatouille, de 2007.

Prato de cordeiro do Hélène Darroze at the Connaught. FOTO: Divulgação

O Prêmio Veuve Clicquot será entregue à chef  na mesma cerimônia em que o ranking 50 Best, da revista Restaurant,  será divulgado, no dia 1º de junho, em Londres. Sobre ele, Hélène comentou: “Espero que as vencedoras deste prêmio inspirem meninas, inclusive minhas filhas, a seguir suas paixões na vida e a trabalhar duro para aprimorar suas habilidades, independentemente da profissão que escolham. Eu admiro profundamente as vencedoras anteriores e estou muito emocionada de fazer parte deste time.”

Ficou com água na boca?