Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Gastón Acurio deixa o comando do Astrid y Gastón

Depois de 20 anos no comando do Astrid y Gastón, em Lima, o chef peruano Gastón Acurio anunciou que vai deixar a direção do restaurante para assumir novos projetos. Em um comunicado no Facebook, Acurio – um dos principais divulgadores da culinária peruana no mundo – disse que embarcará em uma expedição pelo país e, depois, pelo restante da América do Sul.

30 agosto 2014 | 23:35 por Míriam Castro

Gastón Acurio em um mercado de Lima. FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

“É uma aposentadoria necessária para dar oportunidade a uma nova geração, que dedicará corpo e alma a administrar [o restaurante]. Em um nível pessoal, isso permitirá que eu me dedique a desafios e responsabilidades que compromissos do futuro exigirão”, diz Acurio. O restaurante ficará a cargo de sua esposa, Astrid Gutsche, e o chef Diego Muñoz, que trabalha na casa há dois anos.

Considerado atualmente o melhor restaurante pelo 50 Best America Latina, o Astrid y Gastón mudou de endereço no começo do ano. Foi para uma fazenda tradicional chamada Casa Moreyra. A expedição de Acurio pelo Peru será realizada em 2015 e tem como objetivo descobrir produtos, pessoas e histórias.

No comunicado, o chef também planeja criar um site para ligar pequenos produtores ao mercado consumidor. Ele destaca que o papel do cozinheiro latino-americano é obrigado usar seu trabalho para contribuir no crescimento econômico e social de sua região. “Não é nem mais, nem menos importante do que na Europa ou nos Estados Unidos. É diferente”, diz Acurio.

Ficou com água na boca?