PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Gastón quer fim das barreiras panelárias

A cordilheira não detém Gastón Acurio. O chef peruano que criou um império com sua nova cozinha explica ao Paladar como vai eliminar a ‘fronteira’ Peru-Brasil unindo no fogão Atlântico e Pacífico, Amazônia e Pampas, batata e farinha

Gastón quer fim das barreiras paneláriasFoto:

De Lima

Gastón Acurio quer conquistar o Brasil. O chef peruano chega ao País na próxima semana com a ideia de colocar em prática um sonho antigo: eliminar as fronteiras (gastronômicas, claro), entre Brasil e Peru. Para a empreitada, vem pedir o apoio dos chefs brasileiros. “Se nos unirmos, teremos tudo, o Pacífico e o Atlântico, a Amazônia inteira, os Pampas, as batatas, a mandioca, os ajís, as farinhas…”

Gastón passeia por mercado em Lima, no Peru. FOTOS: Tiago Queiroz/Estadão

Acurio diz que a gastronomia peruana só ganhou força nacional e reconhecimento internacional depois que os cozinheiros do país se uniram. E quer formar um bloco forte de chefs latino-americanos para valorizar a culinária da região.

A ideia inicial era começar essa aproximação na cozinha, num jantar feito a quatro mãos com Alex Atala, como ele contou ao Paladar numa longa entrevista exclusiva concedida no início de julho, em Lima.

PUBLICIDADE

O jantar acabou não saindo, e o chef brasileiro vai receber o peruano para o debate “Aproximação Brasil e Peru: por uma Cultura Gastronômica mais Abrangente”. O encontro tem como objetivo discutir maneiras de aumentar o intercâmbio entre os dois países, não apenas de ingredientes, técnicas e pessoas, mas também de desenvolver projetos comuns para promover a inclusão social a partir da gastronomia, como Pachacutec, no Peru, e o Gastromotiva, de David Herz, em São Paulo – que foram tema de capa da edição do Paladar de 30 de maio. O debate, para convidados, será na próxima quarta-feira, às 14h30, no MAM. Na visita, Acurio, que deve trazer a São Paulo mais uma casa de sua grife – o Tanta ou Panchita (seu mais popular) – participa da festa do 4 anos do La Mar (leia abaixo).

Leia mais:+ Coq au vin puxado no ají+ Cordon Bleu de assentamento+ História que vira menu, que acaba em filme: assista “Primavera”, vídeo sobre o menu do Gastón y Astrid

La Mar daqui

FOTO: Divulgação

Parceria de Gastón Acurio com Alexandre Miqui, o La Mar de São Paulo completa quatro anos na próxima semana e a data será celebrada com mudanças no ambiente e novos pratos no cardápio. A cozinha da filial paulistana é comandada pelo brasileiro Fábio Barbosa. Ele fez algumas adaptações ao gosto brasileiro, mas repete o estilo da matriz no cardápio, dividido em cinco seções que contemplam as especialidades peruanas, como os ceviches e tiraditos, as causas e os antichuchos (espetos); na sobremesa, suspiro limeño.

PUBLICIDADE

SERVIÇO – La Mar R. Tabapuã, 1.410, Itaim Bibi Tel.: 3073-1213

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 8/8/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE