Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Gelateum aposta em sorvetes sem leite nem açúcar no Itaim Bibi

Seguindo a cartilha artesanal italiana, gelateria faz sorvetes e casquinha do zero e usa apenas ingredientes naturais nas receitas

19 setembro 2018 | 19:31 por Danielle Nagase

Carente de gelaterias desde o fechamento da Cuor di Crema em meados de 2017, a Rua Manuel Guedes, no Itaim Bibi, conta, desde fevereiro, com a substituta Gelateum – instalada, aliás, no mesmo imóvel da antecessora.

Sob a batuta do italiano Massimo Guglieri, químico por formação e “apaixonado por cozinha desde criança”, a casa aposta em gelatos “feitos com ou sem leite; com ou sem açúcar”, como indica a placa logo na entrada.

Gelateum, no Itaim Bibi, tem sorvetes feitos sem leite e|ou açúcar

Gelateum, no Itaim Bibi, tem sorvetes feitos sem leite e|ou açúcar Foto: Leo Martins|ESTADÃO

É ele quem faz os sorvetes do zero na casa (a mulher dele, Carolina Prado, cuida da administração do negócio). Massimo faz bom uso de seus conhecimentos físico-químicos para seguir a cartilha italiana 100% artesanal

Munido de máquina de última geração, “que ajuda na consistência da massa”, usa somente água, pistache, adoçante natural e um tantinho de farinha de alfarroba (para estabilizar) na receita do pistacchio zero, de cremosidade surpreendente, uma vez que não leva nem uma gota de leite. Osabor africa nera idem, sem açúcar nem lactose, capricha na untuosidade e no sabor intenso de cacau.

Peça na casquinha amanteigada (R$ 14 até dois sabores, ou R$ 17,20 com pistacchio): além de crocante, é salgadinha e contrasta com a doçura do gelato. Há opção vegana.

SERVIÇO

GELATEUM

R. Manuel Guedes, 349, Itaim Bibi

Tel.: 2373-6953 

Horário de funcionamento: 11h30/22h (sex. e sáb., até 23h; dom., até 21h; fecha seg.)

Ficou com água na boca?