Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Gelato Boutique cria sorvete com kefir (e doa colônias aos clientes)

Sorvete de iogurte da casa agora é 100% feito com cultura de kefir, que cresceu tanto e agora está sendo doado em pedaços pela sorveteira Márcia Garbin a seus clientes

22 fevereiro 2017 | 18:16 por Ana Paula Boni

Começou com um café da manhã entre funcionários e virou negócio: a colônia de kefir que chegou há quatro meses à cozinha da Gelato Boutique (e era consumido ali internamente em forma de iogurte ou coalhada pela manhã) virou uma verdadeira fábrica que produz cerca de 12 litros de iogurte por dia e vira sorvete.

A sorveteira Márcia Garbin conta que sempre fez seu iogurte caseiro com um preparado industrial seco de lactobacilos, próprio para isso. Com a chegada do kefir e o crescimento constante dessa cultura de leveduras e bactérias, cuja forma lembra uma couve-flor, ela abandonou o saquinho e há três semanas o iogurte é 100% kefir.

“Quando chegou aqui, o kefir era do tamanho de uma colher de sopa, dava só 200 ml de iogurte. Mas ele foi crescendo, crescendo, cresce todo dia… pode escrever aí que a gente está doando pedaços para os clientes que quiserem”, diz Márcia, emendando a lenda que diz que kefir não pode ser comprado, mas ganhado.

Sorvete de iogurte feito com kefir e misturado a jabuticaba, da Gelato Boutique

Sorvete de iogurte feito com kefir e misturado a jabuticaba, da Gelato Boutique Foto: Caio Ferrari|Divulgação

Ficou com água na boca?

A colônia, que pode ser alimentada com água ou leite, rende coalhada fresca ou seca, iogurte e até queijo fresco tipo chancliche, como já ensinou no Paladar a colunista Neide Rigo

Além de não envolver químicos nem conservantes, o kefir também rende sabores muito distintos. “É como o levain do pão, são muito complexos”, diz Márcia. Com o iogurte transformado em sorvete, ela depois mistura o sabor de fruta do dia, que pode ser calda de frutas vermelhas ou manga batida com o iogurte, por exemplo (a partir de R$ 11).

SERVIÇO

Gelato Boutique

R. Pamplona, 1.023, Jardim Paulista

Tel.: 3541-1532

Shopping Cidade São Paulo. Av. Paulista, 1.230, Bela Vista

Tel.: 3595-2560 

Ficou com água na boca?