Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Grandes chefs trocam de cozinha – e de vida

Não é apenas um jantar-surpresa, é com chef-surpresa também. Em 9 de julho, será realizado o The Grand Gelinaz! Shuffle, evento que trocará de lugar cozinheiros premiados de todo o planeta.

24 junho 2015 | 16:50 por Míriam Castro

Ao inverter posições, os chefs não assumirão apenas a cozinha, mas toda a vida do colega estrangeiro. Dormirão na casa da família e dirigirão o carro da pessoa de quem tomaram o posto por causa do evento.

A conclusão disso tudo é um jantar de oito tempos no estabelecimento de quem foi substituído. Os ingressos custam entre 145 e 240 euros e podem ser comprados online. Quem comprar uma vaga pode escolher o restaurante, mas não saberá qual é o chef até a hora do jantar.

Massimo Bottura é um dos chefs do evento. FOTO: Divulgação

A iniciativa é da Gelinaz!, um coletivo gastronômico criado pelo escritor italiano Andrea Petrini. Entre os países participantes estão Peru, Suécia, Tailândia, Reino Unido, França e Japão. O dinamarquês René Redzepi, o italiano Massimo Bottura e o espanhol Andoni Aduriz estão entre os 37 chefs que aderiram à brincadeira. Do Brasil, o representante é Alex Atala.

É iniciativa é diferente de casos como a ida do Noma a Tóquio no começo do ano, já que as equipes dos restaurantes continuarão as mesmas – mudará apenas o líder.

Os chefs chegarão ao destino três dias antes do jantar e estão proibidos de levar ingredientes. A ideia é que usem as comidas locais e a refeição seja um híbrido: meio no estilo do chef residente, meio no estilo do impostor.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 25/6/2015

Ficou com água na boca?