Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Guia Michelin promove leilão online para ajudar restaurantes

Prestigiado guia francês realizará, pela primeira vez, um leilão com itens e experiências com chefs e restaurantes selecionados na edição nacional de 2019

11 de junho de 2020 | 10:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Na próxima sexta-feira (12), o Guia Michelin, prestigiado guia francês responsável por premiar restaurantes ao redor do mundo com as cobiças estrelas, irá promover um leilão beneficente com objetos diversos, de cozinha e artísticos, e experiências gastronômicas. 

A ação tem como objetivo ajudar os restaurantes selecionados na 5ª edição brasileira da publicação, são mais de 160, que atualmente estão de portas fechadas devido a pandemia do novo coronavírus, a manterem suas equipes. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), restaurantes ao redor do País já demitiram até um terço de seu quadro de pessoal até agora, a entidade estima 1 milhão de vagas a menos no setor. 

Chefs que conquistaram uma estrela Michelin na edição 2019. 

Chefs que conquistaram uma estrela Michelin na edição 2019.  Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Entre os objetos disponíveis para arremate está um fac-símile da 1ª edição do Guia, publicado em 1900, com dedicatória de Gwendal Poullennec, diretor mundial da publicação. O casal Jefferson e Janaína Rueda, chefs da Casa do Porco e Bar da Dona Onça, leiloarão uma panela de pressão e uma de ferro, que fazem parte da sua coleção particular. Além de um porco de porcelana que é o mascote do restaurante, produzido especialmente para sua inauguração. 

O Fitó colocou cedeu para o leilão um par de poltronas exclusivas, desenhadas e produzidas especialmente pelos sócios Thomaz e Cafira Foz para as mesas da varanda do restaurante de Pinheiros. 

Experiências. O chef Felipe Bronze, do Oro (RJ) e Pipo (SP), leiloará aulas de culinária e dois jantares exclusivos, Roberta Sudbrack, chefe do Sud, o Pássaro Verde Café (RJ), oferecerá cinco cursos de culinária, todos a serem realizados na cozinha do próprio Sud. Já o Cipriani, do chef Nello Cassese, no Copabana Palace, que no ano passado conquistou sua primeira estrela, leiloará um jantar exclusivo na mesa do chef para duas pessoas, além do dólmã comemorativo da conquista da estrela do guia. 

O valor arrecadado por cada item ou experiência vai ser integralmente repassado ao chef. O leilão será realizado pela Sold Leilões, tendo início nesta sexta (12) e ficará aberto a lances até o dia 22 de junho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?