Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Helena Rizzo é eleita a melhor chef mulher do mundo

Helena Rizzo, do Maní, foi eleita a melhor chef mulher de 2014. O prêmio Veuve Clicquot faz parte do The World’s 50 Best Restaurants, premiação da revista britânica Restaurant que todo ano elege os 50 melhores restaurantes do mundo.

25 de março de 2014 | 10:28 por carlaperalva

No texto que anuncia a premiação, Helena é descrita como um exemplo de quem cozinha com inovação e, ainda, com alma. E com “conquistas extraordinárias para alguém com pouco mais de 30 anos”. “A habilidade da chef brasileira de conciliar respeito pela tradição culinária com técnicas contemporâneas e com evolução na cozinha é parte puro talento, parte experiência”, diz o texto.

No ano passado, a gaúcha foi eleita a melhor chef mulher da América Latina, em uma edição especial da premiação da Restaurant. Na mesma premiação, o Maní, casa que comanda com seu marido, Daniel Redondo, foi listado como o 5º melhor restaurante da região.

O prêmio será entregue na cerimônia oficial do 50 Best, marcada para o dia 28 de abril, em Londres.

GALERIA:

+ Os pratos que consagraram Helena Rizzo 

FOTO: Felipe Rau/Estadão

Helena começou a vida profissional como modelo e chegou a estudar arquitetura, mas se apaixonou mesmo foi pela cozinha. Em 2000, depois de uma temporada no Na Mata Café, rumou para Europa, disposta a aprender de tudo e em todos os lugares possíveis – foram quatro anos mergulhada em formação e informação, na Itália e  França, até chegar ao já famoso Celler de Can Roca (restaurante número 1 do mundo, segundo a lista mundial da Restaurant) em Girona, na Espanha. Foi lá que conheceu Redondo, que se tornaria seu parceiro de vida e de panelas.

O Maní foi aberto em 2006. E, desde sua abertura, o restaurante foi conquistando cada vez mais seu espaço. A combinação de sabores, o uso de ingredientes tradicionais brasileiros e a vontade de buscar o novo seguem pautando o trabalho que a chef faz.

+ ENTREVISTA: “Aqui (no Brasil) a gente tem uma vantagem, não existe esse negócio de discriminação de mulheres na cozinha”, diz Helena.

/ com informações de Rafael Tonon e Olívia Fraga

SERVIÇO – Maní

Rua Joaquim Antunes, 210, Pinheiros, São Paulo

Tel.: (11) 3085 4148

Site: manimanioca.com.br

Ficou com água na boca?