Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Helena Rizzo é eleita a melhor chef mulher do mundo

Helena Rizzo, do Maní, foi eleita a melhor chef mulher de 2014. O prêmio Veuve Clicquot faz parte do The World’s 50 Best Restaurants, premiação da revista britânica Restaurant que todo ano elege os 50 melhores restaurantes do mundo.

25 março 2014 | 10:28 por carlaperalva

No texto que anuncia a premiação, Helena é descrita como um exemplo de quem cozinha com inovação e, ainda, com alma. E com “conquistas extraordinárias para alguém com pouco mais de 30 anos”. “A habilidade da chef brasileira de conciliar respeito pela tradição culinária com técnicas contemporâneas e com evolução na cozinha é parte puro talento, parte experiência”, diz o texto.

No ano passado, a gaúcha foi eleita a melhor chef mulher da América Latina, em uma edição especial da premiação da Restaurant. Na mesma premiação, o Maní, casa que comanda com seu marido, Daniel Redondo, foi listado como o 5º melhor restaurante da região.

O prêmio será entregue na cerimônia oficial do 50 Best, marcada para o dia 28 de abril, em Londres.

GALERIA:

+ Os pratos que consagraram Helena Rizzo 

FOTO: Felipe Rau/Estadão

Helena começou a vida profissional como modelo e chegou a estudar arquitetura, mas se apaixonou mesmo foi pela cozinha. Em 2000, depois de uma temporada no Na Mata Café, rumou para Europa, disposta a aprender de tudo e em todos os lugares possíveis – foram quatro anos mergulhada em formação e informação, na Itália e  França, até chegar ao já famoso Celler de Can Roca (restaurante número 1 do mundo, segundo a lista mundial da Restaurant) em Girona, na Espanha. Foi lá que conheceu Redondo, que se tornaria seu parceiro de vida e de panelas.

O Maní foi aberto em 2006. E, desde sua abertura, o restaurante foi conquistando cada vez mais seu espaço. A combinação de sabores, o uso de ingredientes tradicionais brasileiros e a vontade de buscar o novo seguem pautando o trabalho que a chef faz.

+ ENTREVISTA: “Aqui (no Brasil) a gente tem uma vantagem, não existe esse negócio de discriminação de mulheres na cozinha”, diz Helena.

/ com informações de Rafael Tonon e Olívia Fraga

SERVIÇO – Maní

Rua Joaquim Antunes, 210, Pinheiros, São Paulo

Tel.: (11) 3085 4148

Site: manimanioca.com.br

Ficou com água na boca?