Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Já foi ao Café Girondino domingo de manhã?

11 agosto 2009 | 16:55 por redacaopaladar

Neste último domingo, resolvi visitar o Mosteiro de São Bento e troquei a longa fila na porta da igreja para comprar o pão por uma agradável mesinha de canto no Café Girondino.

O sol aparecia forte pela primeira vez em muitos dias e o relógio já encostava na hora do almoço, mas eu e minha acompanhante fingimos que não e pedimos dois expressos. Equilibrados, quentinhos (é uma heresia dizer que são bentos?).

Fomos gulosas. Escolhemos um doce açucarado, como pedia aquela semana. Uma fatia de vó de bolo de pão de mel, com uma gigantesca camada de doce de leite no meio. E não é que no mesmo instante apareceu uma amiga de longa data? Ela recusou o bolo, mas pensei que um pouco de doce escandalosamente doce lhe faria bem, então cortei um pedaço e entreguei-lhe em um guardanapo. Ela aceitou e nós três bebemos felizes nosso café, as malhas penduradas na cadeira e as pessoas passando lá fora agarradas a seus pães bentos. Tudo na mais perfeita sintonia, como às vezes acontece.

Puxa, como não venho mais aqui?

Falei com o novo chef do café, William Santos, que está lá há 4 meses, e ele me contou que os donos, Luiz e Carlos Messias, estão estudando fazer as próprias massas. “Aqui temos três setores e eles são independentes: o café, o bar e o restaurante”, explica William, que antes de assumir as cozinhas do Girondino era professor de café da manhã e lanches no Senac (imagina ser seu aluno às 7h30 da manhã?).

E, escuta, William, comi um bolo delicioso aí esses dias, quem é que faz, são vocês? “Ah, o bolo pão de mel? Não. É da d. Conceição”. E a d. Conceição fica, né? Por favor.

Café Girondino. Rua Boa Vista, 365, 3229-4574

Ficou com água na boca?