Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Jantar reúne os três melhores chefs do mundo em Nova York

Massimo Bottura, Joan Roca e Mauro Colagreco, que chefiam os três restaurantes eleitos os melhores do mundo pelo 50 Best, vão cozinhar juntos

14 agosto 2018 | 18:18 por Redação Paladar

A atual trinca de ouro da gastronomia vai cozinhar junta pela primeira vez em dezembro, em Nova York. 

O italiano Massimo Bottura, o espanhol Joan Roca e o argentino Mauro Colagreco comandam os três restaurantes eleitos como os melhores do mundo pelo ranking 50 Best - respectivamente, Osteria Francescana (em Módena, norte da Itália), El Celler de Can Roca (em Girona, na Catalunha) e Mirazur (em Mentor, no sudeste da França). Juntos, eles vão capitanear o jantar Once Upon a Kitchen (Era Uma Vez Uma Cozinha, em tradução literal). 

Massimo Bottura, o chef italiano à frente do Osteria Francescana

Massimo Bottura, o chef italiano à frente do Osteria Francescana Foto: Reprodução

No jantar, serão servidos pratos icônicos de cada restaurante. E, ao final do menu, um prato criado em conjunto pelos três chefs. A sobremesa ficará por conta de Christina Tosi, chef-confeiteria por trás do Milk Bar, doceria premiada de Nova York que tem entre seus sócios o chef David Chang.

A harmonização, com cinco vinhos, é de Roberto Cipresso, enólogo italiano, famoso, entre outros feitos, por criar os vinhos do Papa João Paulo II. 

O evento, marcado para o dia 5 de dezembro, é organizado por pela agência de luxo GR8, que já levou Bottura para cozinhar em Manhattan, no início do ano. A localização do jantar ainda não foi divulgada, mas os ingressos já estão à venda, com preços que vão de nada módicos US$ 1.500 (já esgotados) e chegam a astronômicos US$ 5 mil. 

Parte do dinheiro arrecadado irá para a fundação God’s Love We Deliver, que prepara e entrega refeições personalizadas para pessoas com doenças severas. 

50 best 

Osteria Francescana, do chef italiano Massimo Bottura, foi eleito o melhor restaurante do mundo pela última edição do ranking 50 Best, que ocorreu em junho em Bilbao, no País Basco espanhol. A casa já havia ocupado o topo da lista em 2016. Logo atrás está o espanhol El Celler de Can Roca, do chef Joan Roca, que também já que ocupou o topo, em 2013 e 2015. O terceiro lugar deste ano é do restaurante francês Mirazur, comandado pelo chef Mauro Colagreco, pela primeira vez no pódio da premiação. Veja a lista completa

Ficou com água na boca?