Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Jardim dos Vinhos Vivos combina bar, loja e escola

Espaço descontraído na Vila Madalena tem foco nos vinhos naturais e oferece até aula de francês com vocabulário voltado para o universo enológico

02 maio 2018 | 17:37 por Matheus Prado

POR AÍ - DICAS DA EQUIPE DO PALADAR

Um jardim despretensioso nos fundos de uma sapataria na Vila Madalena abriga uma mina quase inexplorada de vinhos naturais. A brasileira Analu Torres e o francês Xavier Meney comandam esse espaço plural, o Jardim dos Vinhos Vivos, que oferece degustação, aulas de francês com foco no mundo dos vinhos e, claro, ótimos rótulos para comprar ou tomar lá. 

Xavier e Analu, o casal no comando do Jardim

Xavier e Analu, o casal no comando do Jardim Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Ela é professora de francês e apaixonada pela área. Ele, natural da Borgonha, exporta vinhos de sua terra natal para dezenas de países. Da paixão dos dois surgiu, em 2016, o Jardim. Para eles, faltava na cidade um espaço tranquilo e democrático para degustar e aprender sobre o mundo dos vinhos, sobretudo os naturais. No final das contas, construíram um lugar que é sempre escola e às vezes bar. 

Ficou com água na boca?

Durante o dia, o ambiente é descontraído, à noite, com as aulas, fica mais sério. Há opções diárias de branco e tinto em taça e em garrafa. O espaço fica aberto, mas convém avisar sua chegada por telefone e levar sua própria comida – nem sempre há opções da casa. As mesas são comunitárias e incentivam a troca de experiências entre os clientes. Aos sábados, Analu costuma assumir as panelas para preparar o almoço. A programação é sempre anunciada no Instagram do espaço (@jardimdosvinhos).

Aos domingos, Gabriela Monteleone comanda a casa e dá uma encorpada na ideia de bar. No Volátil Bar de Vinhos, a sommelière oferece uma seleção de rótulos, em taça e garrafa, acompanhados de alguns petiscos como tábua de queijos, escolhidos em parceria com o mestre queijeiro Bruno Cabral.

+Sommelière promove domingos de taça cheia (de vinho!)

+Mulheres do Rhône se unem pelo vinho e contra machismo

A atração noturna da casa é a escola batizada de Super Chouette, que oferece aulas de francês especializado em vinhos e degustações guiadas. O casal está promovendo também viagens de imersão em países vinícolas – a primeira foi na França, passando por Borgonha, Savoie e outras regiões, em visitas a produtores artesanais com foco em vinhos naturais. Neste ano, vão para o Vale do Loire, em novembro.

Ambiente do Jardim

Ambiente do Jardim Foto: Daniel Teixeira|Estadão

A viagem e o ambiente do Jardim refletem as ideias da dupla como embaixadores dos vinhos naturais. Valorizar “a verdade dentro da taça” e promover produtores que valorizam suas uvas e seu terroir.

​SERVIÇO

Jardim dos Vinhos Vivos

R. Harmonia, 239, Vila Madalena

Tel.: 99133-4000

Horário de funcionamento: 14h30/20h

Ficou com água na boca?