Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Jiro Sushi, o mais badalado de Tóquio, perde as 3 estrelas Michelin por causa dos clientes

Restaurante de Jiro Ono saiu do guia porque pessoas comuns não conseguem reserva, só quem tem conexões especiais

28 de novembro de 2019 | 19:14 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Jiro, o mais concorrido restaurante de sushi em Tóquio, perdeu suas três estrelas. A nova edição do Guia Michelin do Japão, lançada esta semana, tirou da lista o restaurante de apenas dez lugares, que estava no guia desde a estreia da publicação no país, há 13 anos e tinha a fama de ser o melhor sushi de Tóquio.

Sushiman Jiro Ono, dono o melhor restaurante de sushi de Tóquio.

Sushiman Jiro Ono, dono o melhor restaurante de sushi de Tóquio. Foto: Ko Sasaki/The New York Times

A qualidade dos sushis preparados por Jiro Ono, que aos 94 anos ainda está na ativa e trabalha ao lado do filho mais velho, Yoshizaku, não tem nada a ver com a perda das estrelas. Eles continuam impecáveis, como mostra o filme Jiro Dreams of Sushi, que tornou a casa ainda mais concorrida. O problema são os frequentadores: celebridades como o ex-presidente Barack Obama, que esteve lá com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, quando ambos estavam na ativa; o chef francês Joel Robuchon, falecido este ano, que foi considerado o chef do século 20 e que era fã, além de cantores como Kate Perry, atores famosos e milionários em geral. Só eles conseguem lugar na casa.

Cena do filme Jiro Dreams of Sushi, dirigido David Gelb.

Cena do filme Jiro Dreams of Sushi, dirigido David Gelb. Foto: Magnolia Picture

É impossível para uma pessoa comum se acomodar em um dos dez lugares do balcão do Jiro Sushi -- ainda que o preço de R$ 1.540 não seja problema. Só se consegue reserva por meio de conexões especiais, ou do concierge de um hotel de luxo.

Como o restaurante “deixou de ser acessível ao público”, na avaliação do Guia Michelin, ele perdeu suas estrelas. 

Ficou com água na boca?