Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Junji, de Jun Sakamoto, começa a servir menu omakasê

A casa 'mais em conta' do sushiman passa a servir um menu em que quem escolhe o que o cliente come é o chef

01 novembro 2017 | 19:18 por Patrícia Ferraz

A partir desta quinta-feira, 2, o restaurante Junji, de Jun Sakamoto, instalado no shopping Iguatemi, passa a servir menu omakasê – uma sequência de pratos em que quem escolhe o que o cliente come é o chef. Trata-se de um menu-degustação à japonesa. Não espere encontrar exatamente os sushis que Jun Sakamoto prepara no balcão de seu restaurante em Pinheiros para oito felizardos todas as noites e vai colocando no balcão um a um, é claro, mas a novidade é uma bela opção. No Junji, comandado por Tohya Yamashita, não há balcão – e quem frequenta restaurantes japoneses sabe que isso muda um pouco as coisas, inclusive o ritmo da refeição: sushi feito e servido imediatamente pode ser pincelado com shoyu pelo sushiman.

Sushi de serra

Sushi de serra Foto: Edson Kumasaka

No Junji, é o próprio cliente que pincela, com um mini pincel que chega à mesa junto com a oshibori (a toalhinha quente umedecida). O arroz segue a receita de Jun (que ele conta ter aprendido no extinto Komazushi, observando de longe os segredos) e os peixes variam, dependendo dos que estiverem mais frescos a cada dia. A sequência inclui uma entrada, 11 unidades de sushis (que chegam à mesa em quatro momentos). O item quente é fixo, o chawamushi, pudim de ovos, servido quente com azeite de trufas e shiitake. E a sobremesa, sorvete de maçã verde com gelatina de sakê doce.

+ Jun, com sashimi e sem balcão

+ Pinheiros ganha novo izakaya moderninho no visual e no cardápio

Paladar provou o omakasê e a seleção começou com um tataki de atum levemente temperado com duas pimentas, servido numa placa que acrílico e acompanhado de molho ponzu e farofa de arroz. A sequência teve niguiris de salmão, atum e torô. Depois, vieram carapau com gengibre e cebolinha picados; olho de boi e robalo com shiso. A terceira bateria teve lula com limão e flor de sal (um clássico de Jun), beijupirá e sushi de uni. Para encerrar os sushis, ovas de salmão e um interessantíssimo niguiri invertido de enguia tempurá, com toque adocicado do molho tarê, e o arroz por cima e salpicado por sementes moídas de sancho. O menu, que já está em cartaz, custa R$ 155 por pessoa. 

Sorvete de maçã-verde com gelatina de sakê doce

Sorvete de maçã-verde com gelatina de sakê doce Foto: Edson Kumasaka

SERVIÇO 

JUNJI

Shopping Iguatemi. Av. Brg. Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano

Tel.: 3813-0820

Ficou com água na boca?