Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Lavador de pratos vira sócio do Noma, premiado restaurante dinamarquês

O chef René Redzepi nomeou três funcionários como novos sócios do restaurante de Copenhague: dois gerentes e um lavador de pratos; nascido na Gâmbia, Ali Sonko trabalha no Noma desde 2003

07 março 2017 | 19:17 por Redação Paladar

Ali Sonko faz parte da equipe do Noma, restaurante dinamarquês por quatro vezes já considerado o melhor do mundo, desde sua inauguração em 2003. Ele é o responsável por lavar as louças da casa, que acabou de fechar as portas para reabrir em um novo endereço até o final do ano.

Agora, ele também é um dos sócios do restaurante. O chef René Redzepi anunciou que o Noma conta com três novos nomes na sociedade, que ganharão uma porcentagem dos lucros. São eles: James Spreadbury, gerente do restaurante, Lau Richter, gerente de serviço, e Ali Sonko. 

De acordo com o jornal dinamarquês Berlingske, em discurso para funcionários, Redzepi definiu Ali como o “coração e a alma do Noma” e ainda lembrou de semelhanças entre o funcionário sua história familiar: “meu pai também se chamava Ali, e ele também trabalhou como lavador de pratos quando chegou à Dinamarca”. 

Ali Sonko tem 62 anos e mora na Dinamarca há 34 anos, quando imigrou da Gâmbia. Essa não é a primeira história envolvendo o seu nome. Em 2010, quando o Noma foi nomeado o melhor restaurante do mundo pela primeira vez, Ali não pode embarcar para Londres por falta de visto. Os colegas, incluindo René Redzepi, usaram uma camisa com o rosto do ex-lavador de pratos na hora de receber o prêmio. 

 

Ali takes down the sign

Uma publicação compartilhada por Rene Redzepi (@reneredzepinoma) em

A abertura do Noma em novo endereço está previsto para o fim deste ano. A ideia para o "novo Noma" é que o restaurante abandone o conceito de menu degustação e apresente os pratos de forma menos rígida e previsível, focando em elementos sazonais. Antes disso, o restaurante ainda fará uma versão pop-up no México.  

Ficou com água na boca?