Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Lido, novo restaurante italiano da cidade, tem uma mesa só

Com apenas 12 lugares, restaurante instalado em Pinheiros tem foco nos sabores da Ligúria, a terra do chef e sócio da casa

Comente

07 de agosto de 2019 | 22:53 por Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

Não é fácil ir ao Lido - Amici di Amici, um restaurante de uma mesa só, com ambiente charmoso e acolhedor, aberto há pouco em Pinheiros. São apenas 12 lugares, portanto é preciso reservar. Não abre todos os dias, só de terça-feira a sábado.

Minúsculo. Restaurante de uma mesa só e ambiente charmoso

Minúsculo. Restaurante de uma mesa só e ambiente charmoso Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Quer dizer, requer programação com antecedência. Superadas essas barreiras, tem outro detalhe: eles fazem reserva em dois horários, porém se você marcar às 20h30, o garçom vai te aconselhar a não pedir os pratos demorados – caso do peixe assado, um pargo que vai ao forno inteiro – porque demora e turma das 22h está chegando... Como não há menção à necessidade de ser rápido, na hora da reserva, se quiser comer tranquilo, garanta o segundo horário. 

A cozinha do Lido tem foco nos sabores da Ligúria, a terra do chef e sócio da casa, o ex-cenógrafo Roberto Rebaudengo. O cardápio tem pratos pouco conhecidos por aqui. Tem pesto, o ícone da região, porém é feito com manjerona, bem mais intensa e amarga que o manjericão, e vem com uma massa feita na casa, cortada de tamanho irregular e frita em uma chapa, chamada testardi. É um prato antigo, típico da fronteira da Ligúria com a Toscana. O sabor causa estranheza.

Prato minestrone alla genovese, grande atração da casa

Prato minestrone alla genovese, grande atração da casa Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Os gnocchi são tingidos com tinta de lula e servidos com camarões, lulas e moluscos. O frito do mar vem em tábua de madeira; tem pasta alla norma; tagliatelle com funghi porcini. A cozinha ainda está se acertando, mas o minestrone já é o ponto alto da refeição: um purê espesso e muito saboroso, que leva feijão e pesto, além dos legumes. 

Para começar a refeição tem focaccia recco, fina coberta com queijo, e farinata, massa de grão-de-bico servida com queijo stracchino.

Focaccia recco recheada de queijo stracchinio

Focaccia recco recheada de queijo stracchinio Foto: Daniel Teixeira/Estadão

E para finalizar, simpático café expresso feito na moka e escoltado por biscoitinhos típicos. Ah, e nem pergunte por que não tem água nacional, apenas a italiana Panna. A resposta do garçom é a seguinte: a italiana é a água nacional do chef. Então tá. 

SERVIÇO

Lido - Amici di Amici

R. Fradique Coutinho, 282, Pinheiros

Horário de funcionamento: 19h/0h (sáb., 13h/17 e 19h/23h; fecha domingo e 2ª.) 

Tel.: 2384-9839

Ficou com água na boca?