Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina será revelada nesta terça

Sexta edição do ranking será divulgado em cerimônia em Bogotá, na Colômbia. Acompanhe a cobertura ao vivo aqui no site do 'Paladar'

29 outubro 2018 | 16:38 por Danielle Nagase

Especial para o Estado 

A sexta edição do prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants, que elege os 50 melhores restaurantes da América Latina, será anunciada nesta terça-feira (30), em uma cerimônia em Bogotá, na Colômbia, às 22h45 (horário de Brasília) - e você poderá acompanhar a cobertura ao vivo pelo site e pelas redes sociais do Paladar

Desde que a premiação começou, em 2013, os peruanos sobressaem incontestáveis no ranking. A primeira colocação foi sempre ocupada por um deles - Astrid y Gastón em 2013, Central nos três anos seguintes e Maido em 2017. O restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, ficou em terceiro lugar no ano passado, seguido por outros sete brasileiros na lista: A Casa do Porco (8º), Maní (9º), Lasai (16º), Olympe (23º), Mocotó (27º), Esquina Mocotó (41º), que encerrou as atividades no começo deste mês, e Tuju (45º).

Bogotá, na Colômbia, cedia cerimônia de premiação dos 50 melhores da América Latina

Bogotá, na Colômbia, cedia cerimônia de premiação dos 50 melhores da América Latina Foto: Renata Mesquita|Estadão

Além da lista com os 50 melhores, a premiação também concede alguns títulos especiais - três deles, como é de praxe, já foram divulgados: o curitibano Manu, da chef Manu Buffara, foi eleito o mais promissor (One to Watch) da América Latina na temporada, enquanto Pía León, dos peruanos Central e Kjolle, arrematou o título de melhor chef mulher. Já Maria Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo, respectivamente mãe e filho à frente do mexicano Nicos, foram homenageados pelo conjunto da obra (Lifetime Achievement). 

Na cerimônia desta terça, ainda serão anunciados o melhor chef pâtissier, o restaurante mais sustentável, o chef homenageado por seus pares (Chef’s Choice) e o prêmio Arte da Hospitalidade.

Entre os brasileiros, estarão presentes Jefferson Rueda, Thomas Troisgros, Rafa Costa e Silva, Felipe Bronze, Helena Rizzo, Manu Buffara, Rodrigo Oliveira (que vai levar três pessoas de sua equipe) e Alberto Landgraf, numa possível pista de que o seu restaurante Oteque, aberto em janeiro deste ano, tenha entrado na lista.

A suspeita se explica: todos os chefs integrantes da lista são convidados para a cerimônia. Vamos torcer.  Alex Atala não tem comparecido às cerimônias do 50 Best, regional e mundial.

Acompanhe a cobertura da cerimônia pelo site do Paladar e por nossas redes sociais - Twitter, Facebook e Instagram

Ficou com água na boca?