Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Mãe e filho, chefs do mexicano Nicos recebem prêmio do 50 Best América Latina

Maria Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo conquistaram prêmio pelo conjunto de sua obra. Honraria faz parte da edição de 2018 do ranking

06 setembro 2018 | 19:45 por Danielle Nagase

Especial para o Estado

Juntos, os chefs María Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo, mãe e filho, ambos à frente do restaurante Nicos, na Cidade do México, conquistaram o prêmio Lifetime Achievement, do 50 Best América Latina, que reconhece a importância de sua trajetória na gastronomia latino-americana.

Maria Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo, chefs do restaurante Nicos, na Cidade do México

Maria Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo, chefs do restaurante Nicos, na Cidade do México Foto: Latin Americas's 50 Best

Essa é a primeira vez que a premiação concede a vitória a duas personalidades ao mesmo tempo. A cerimônia para a entrega do prêmio será realizada no dia 30 de outubro, em Bogotá, quando também será anunciada a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina de 2018.

Desde que abriu o Nicos com seu falecido marido, Raymundo Vázquez, em 1957, tempos em que a gastronomia do México sequer figurava no radar mundial, María Elena dá luz à autêntica cozinha mexicana, preparando receitas típicas que aprendeu com sua mãe e sua avó.

Gerardo, o quarto filho do casal, juntou-se ao time do Nicos em 1996, depois de largar a carreira em arquitetura para estrear como chef de cozinha e pesquisador de ingredientes e da cultura alimentar locais, dando novo fôlego ao restaurante.    

A dupla desempenhou importante papel durante o processo de declaração da cozinha mexicana como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco, em 2010, graças a sua experiência e seu conhecimento. Gerardo, inclusive, cozinhou no jantar de gala em Paris que defendia a candidatura da cozinha de seu país. Quando o título foi concedido, ele foi convidado pela Unesco a cozinhar para chefes de Estado em cerimônia em Nairobi, no Quênia.

Além do Nicos, María Elena e Gerardo estão à frente do La Nicolasa, mercado de orgânicos frequentado por importantes chefs mexicanos, e do Fonda Mayora, que oferece comida tradicional em apresentação contemporânea, entre outros.  

 

Ficou com água na boca?