Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Por Aí: Manioca estreia inédito menu de cinco tempos

Opção está disponível apenas no jantar, de segunda a quinta-feira, e custa R$ 190 por pessoa

04 de novembro de 2021 | 03:00 por Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

Para contrariar as previsões - minhas inclusive - de que os menus-degustação estavam com os dias contados e que o público não queria mais saber de longas refeições com sequências intermináveis de pratos, eis o fato: eles estão bombando como nunca na cidade.

A Casa do Porco, o Evvai e o Manì são provas de que, depois dos tempos de isolamento, as pessoas andam, sim, dispostas a passar horas à mesa e a gastar mais em refeições. O resultado é que até restaurantes que nunca fizeram menus do tipo, estão embarcando. É o caso do Manioca, que, estimulado pela demanda das degustações no Manì, do mesmo grupo, está lançando seu próprio menu de cinco tempos. 

Surpresinha de entrada inclui as minitostadas de atum.

Surpresinha de entrada inclui as minitostadas de atum. Foto: Roberto Seba

A ideia é oferecer porções menores de pratos do cardápio do restaurante. É uma sequência leve, divertida e cheia de sabor, servida apenas no jantar, de segunda à quinta-feira.

A chegada de um pratinho com três tapas marca o início da brincadeira. Para começar, o célebre chip de batata com rosbife em crosta de chá chinês lapsang souchong (aquele com sabor de bacon defumado), que marcou época no Manì. Vem acompanhado de uma tortilla com atum e de uma tostada de rosbife com tomate e ervas frescas.

Em seguida, duas entradas: tartare de atum com cebola roxa, rúcula e tabule de quinoa (a quinoa é deliciosa, sou obrigada a admitir...). A segunda entrada é um ícone da cozinha contemporânea espanhola, o ovo perfeito: um ovo cozido longamente em baixa temperatura, que fica com a gema gelificada e a clara firme e macia...Na versão local, ele vem escoltado por uma espuma de pupunha bem salgadinha. É moderno, reconfortante, a gema se mistura à pupunha, os sabores e as texturas se completam... uma delícia. Se você nunca provou, ponha na sua lista de pratos imperdíveis -- tem à la carte também.

Vatapá de galinha, camarão seco e amendoim, com pirão de leite de coco, arroz de jasmim e farofa de migalhas.

Vatapá de galinha, camarão seco e amendoim, com pirão de leite de coco, arroz de jasmim e farofa de migalhas. Foto: Bruno Geraldi

Como principal, cenouras assadas na brasa, temperadas com dukkah, uma mistura de nozes, sementes e especiarias popular no Oriente Médio. Vem com levíssima coalhada e rúcula. O outro prato é o vatapá de galinha, com camarão seco e amendoim. A sobremesa é um baked Alasca de banoffee - se você acompanha o programa MasterChef, pode ter visto Helena Rizzo, uma das juradas, prepará-lo em um dos episódios.

O doce pode ser traduzido como uma massa amanteigada levinha, coberta por doce de leite, rodelas finas de banana, sorvete de banana e por cima, merengue suíço queimado com maçarico. É pequeno, para não ser enjoativo. E vale cada colherada. O menu-degustação de 5 tempos do Manioca custa R$ 190 por pessoa. 

Manioca Shopping Iguatemi, dentro da Livraria Cultura.

Texto corrigido às 10:22

Por um erro de edição, o texto anteriormente publicado neste espaço não correspondia à coluna correta. O texto foi substituído, então, pelo correto e o anterior, um material enviado pela assessoria de imprensa do mesmo restaurante citado na coluna, foi apagado. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?