Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Marca nova de café, Onnie abre 1ª loja e promete mais até o fim do ano

Casa na Avenida Paulista é a primeira de outras que abrirão na capital, incluindo loja-conceito de quatro andares na Vila Madalena

15 agosto 2018 | 21:23 por Ana Paula Boni

Um asteroide nomeia uma nova cafeteria da cidade: é a Onnie (lê-se oní), que abriu em soft opening na semana passada uma pequena e discreta loja numa galeria na Avenida Paulista. Mas promete causar barulho no meio cafeeiro com mais filiais em São Paulo e em outras cidade, além de uma loja-conceito de quatro andares na Vila Madalena prometida até o fim do ano.

O nome brinca com o conceito de um café das galáxias (traduzida na identidade visual do artista Daniel Kondo). Essa versão futurística do café, em termos de qualidade, é o que busca Arnaldo Vieira, dono da Onnie e da Fazenda Baobá.

Ambiente do Onnie Café, dentro de uma galeria na Avenida Paulista

Ambiente do Onnie Café, dentro de uma galeria na Avenida Paulista Foto: Gabriela Biló|Estadão

 

Sua história com café começou há 14 anos, quando comprou a fazenda em São Sebastião da Grama (SP), perto de Mococa. Após se aposentar da área financeira, há uns sete anos, passou a se dedicar ao café, tendo ao lado a consultoria do especialista e colunista do Paladar Ensei Neto.

É o café especial torrado na fazenda que chega à Onnie e, em breve, deve abastecer pelo menos outras três lojas na capital (todas próprias). Como defende Ensei, é um café fácil de beber, acessível. Além da questão sensorial, de torra média que se aproxima do paladar geral do brasileiro, os preços já são mais camaradas que na concorrência: é possível tomar um café passado na prensa francesa ou no coador Hario V60 por R$ 6,50 (expresso a R$ 5,90).

Ilustração de Daniel Kondo para identidade visual da Onnie

Ilustração de Daniel Kondo para identidade visual da Onnie Foto: Daniel Kondo

Só tem um tipo de torra e grão à disposição, inclusive em embalagem para levar, mas os vários métodos de coagem mostram nuances diferentes na xícara - os baristas bem informados ajudam na escolha.

LEIA MAIS: 

+ True Coffee é para-raios cafeeiro na zona sul, com torra e cursos

+ 22 cafeterias que você precisa conhecer em São Paulo

+ 15 maneiras de fazer café (sem entrar no mundo do expresso)

Para acompanhar, a cozinha solta várias comidinhas de produção própria, de pequenos lanches (pão de queijo com canastra) e doces (cookie de macadâmia) a sanduíches, saladas e quiches.

Apenas a loja-conceito vai fazer a própria torra com uma máquina Probat in loco. Nesse futuro endereço (na Rua Simão Álvares, perto do bar Guarita), a Onnie também vai reunir espaço educativo, com livros para consulta e à venda, e espaço para experiências sensoriais.

SERVIÇO

Onnie

Av. Paulista, 807 (galeria), loja 58

Funcionamento de soft opening: seg. a sex., das 7h às 21h; sáb., das 9h às 14h

 

Ficou com água na boca?