Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Mateba é misto de restaurante e empório em um quintal no meio da Vila Madalena

Novo endereço no movimentado bairro tem pratos leves no almoço e café da tarde; no empório, vinhos naturais, queijos e geleias

21 de outubro de 2019 | 14:49 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

O novo Mateba, na Vila Madalena, oferece apenas duas sugestões de pratos no almoço, que mudam diariamente. Pode ser um estrogonofe com arroz branco e batata palha feita na casa ou um escondidinho de batata com espinafre. Varia conforme com o que os fornecedores entregam, ou, o que vem do sítio, em São Luíz do Paraitinga, da família dos donos da casa, o  Paula Zomignani e Ian Guedes. 

O restaurante com jeito de casa, paredes brancas e janelões azuis, e um grande quintal, é também empório que reúne vinhos naturais, cervejas, geleias, cafés e queijos artesanais.

Fachada no novo Mateba, misto de restaurante, empório e horta urbana, na Vila Madalena 

Fachada no novo Mateba, misto de restaurante, empório e horta urbana, na Vila Madalena  Foto: Diego Sanchez

Logo na entrada, há um corredor com uma horta onde brotam tomate, peixinho e salsão. É uma horta vertical, que funciona com sistema de aquaponia - um lago de carpas fornece a água corrente que alimenta a parede de vasos onde eles cultivam pancs (plantas alimentícias não convencionais), morangos e temperos, que servem também como ingredientes para os pratos que saem da cozinha. 

O almoço durante a semana dá duas opções de entradas - pode ser uma salada simples ou um refogado de repolho com iogurte e castanhas, além das duas de principal, sempre uma proteína animal e outra vegana. É comida caseira, sem frescura. 

Barriga de porco, entre os pratos que podem figurar no almoço

Barriga de porco, entre os pratos que podem figurar no almoço Foto: Diego Sanchez

Durante a tarde, a casa fica aberta com cardápio do café com opções de sanduíches, como o choripan feito com linguiça chapeada, tomate e chimichurri no pão ciabatta; bolos, doces e empanadas, que podem ser acompanhados por um café coado, chás ou um chope artesanal. 

Do sitío também vem um ótimo doce de leite, que acompanha o café, e um queijo curado, mas tem que dar sorte de já não ter acabado. 

Quintal. Corredor de casa abriga as mesas do restaurante entre horta e lago com carpas

Quintal. Corredor de casa abriga as mesas do restaurante entre horta e lago com carpas Foto: Diego Sanchez

SERVIÇO

Mateba 

R. Mourato Coelho, 1.427, Vila Madalena

Tel.: (11) 99543-5842

Horário de funcionamento: almoço de 3ª a 6ª, das 12h às 15h; café de 3ª a 6ª, das 14h às 19h ; happy hour às 6ª, das 19h às 23h

Horário de funcionamento empório: de 3ª a 6ª, das 10h às 19h e durante eventos aos sábados

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?

Tendências