Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Melhor mesa do Uruguai fica na praia

Parador La Huella está listado em 17º lugar no ranking dos 50 melhores da América Latina

03 dezembro 2014 | 19:04 por Carla Peralva

De Montevidéu e Punta del Este

De um lado, a brisa do mar. Do outro, o bafo “del infierno”, como é chamado o calor da lenha que arde sob as grelhas da parrilla. O Parador La Huella, listado em 17º lugar no ranking dos 50 melhores da América Latina (e o melhor do Uruguai) é um restaurante de praia.

Fica nas areias da Playa Brava, em José Ignacio, próximo a Punta del Este. E recebe uruguaios e turistas o ano todo. O estilo “praia-chic” dos frequentadores combina com o lugar: deck de madeira, teto de bambu, decoração rústica, mar e dunas clarinhas na paisagem.

FOTO: Divulgação

No cardápio, anéis de lula, iscas de peixe com molho tártaro, salada verde, além de lulas grelhadas, mexilhões à provençal e o delicioso salmão curado servido com crème fraîche, ovo poché e torradas.

LEIA MAIS

Passeios pelas vinícolas e parrillas do Uruguai

Quase tudo sai da parrilla instalada atrás de um balcão no salão. Há opções de carnes, massas e sushis. Mas vá de peixes ou frutos do mar. São fresquíssimos, pescados na região e muito bem tratados pelos chefs Alejandro Morales e Vanessa González. “O peixe aqui foi pescado no máximo na véspera”, diz Guzmán Artagaveytia, um dos sócios da casa, que circula pelo salão descalço, de shorts, camisa e óculos escuros.

FOTOS: Carla Peralva/Estadão

A corvina, assada inteira na parrilla e servida com batatas ao murro e salada verde, estava deliciosa (580 pesos, R$ 62). Outra boa pedida é o filé de abrótea, de textura e sabor marcantes (490 pesos, R$ 43). De sobremesa, o sempre presente doce de leite aparece no petit gâteau e no cheesecake servido com sorvete de amêndoas.

A casa funciona durante o ano todo, mas na alta temporada é quase impossível conseguir lugar sem reserva. A procura não aumentou muito com a entrada da casa no ranking dos melhores da América Latina, diz o dono. “O que mudou foi a chance de abrir diálogo com outros chefs. Trazer cozinheiros de outros restaurantes da região para trocar experiências e montar menus especiais aqui tem sido um privilégio”, diz o dono.

SERVIÇO | Parador La Huella

Onde: Calle de Los Cisnes, José Ignacio 20402

Tel.: (598) 4486-2279

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 04/12/2014

Ficou com água na boca?