Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Melhores restaurantes da América Latina serão anunciados nesta quarta

Nesta quarta-feira, 23, a revista inglesa Restaurant anunciará o ranking 50 Best América Latina, que elege os melhores restaurantes da região. Após dois anos no Peru, a cerimônia de entrega será realizada na Cidade do México, e começa às 21h (19h no horário local) – acompanhe os resultados por aqui e pelo nosso Twitter: @EstadaoPaladar.

23 setembro 2015 | 20:09 por Míriam Castro

Virgilio Martinez e Pía León são os chefs do Central, atual melhor restaurante da América Latina pelo ranking da Restaurant. FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

O 50 Best existe desde 2002, mas a revista britânica só começou a fazer listas regionais em 2013, elegendo as principais casas asiáticas e latino-americanas.

O que esperar do prêmio deste ano

Nos dois primeiros anos, o primeiro lugar do 50 Best América Latina ficou com o país sede – o Peru. O Astrid y Gastón, de Lima, foi o vencedor de 2013. Já no ano passado, quem ficou no topo foi o conterrâneo Central, de Virginio Martinez e Pía León.

Prato do Biko, um dos restaurantes mexicanos no Top 10 da América Latina em 2014. FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

Com a escolha do México como sede de 2015, é possível que os restaurantes locais ganhem força. No ano passado, os mexicanos ocupavam três posições no Top 10 – Pujol, na sexta, Biko, na oitava, e Quintonil, na 10ª.

Brasileiros. Uma possível nova presença na premiação é o carioca Rafa Costa e Silva, do Lasai. Seu restaurante, inaugurado no ano passado, já conseguiu a primeira estrela Michelin e deve estar no 50 Best em 2015, já que o chef foi convidado para a cerimônia.

Chefs que estiveram na lista nos anos anteriores, como Alberto Landgraf (Epice), Thiago Castanho (Remanso do Bosque), Daniel Redondo (Maní) e Claude e Thomas Troisgros (Olympe), já estão na Cidade do México para a premiação. Atualmente, o brasileiro que ocupa a posição mais alta é o D.O.M., de Alex Atala, em terceiro lugar.

Homenageados. Como é tradicional, a revista Restaurant divulga alguns dos homenageados do 50 Best antes da premiação propriamente dita. Em 19 de agosto, foi anunciado que a brasileira Roberta Sudbrack foi eleita a melhor chef mulher da América Latina. O posto foi ocupado em 2013 por outra brasileira, Helena Rizzo, do Maní.

Roberta Sudbrack, a melhor chef mulher da América Latina. FOTO: Eduardo Wen/Estadão

Mais recentemente, em 9 de setembro, a comissão do 50 Best América Latina homenageou o mexicano Enrique Olvera pelo conjunto de sua obra. O chef do Pujol, na Cidade do México, tem 39 anos e no ano passado inaugurou um restaurante em Nova York, o Cosme.

Ficou com água na boca?