Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Melhores restaurantes do mundo serão anunciados hoje

Começa às 16h horas desta segunda-feira, 28, (20h no horário local de Londres), a cerimônia de entrega do prêmio 50 Best da Restaurant, revista inglesa que desde 2003 faz o ranking de melhores restaurantes do mundo – e desde 2013, faz também um ranking regional asiático e outro latino-americano.

28 abril 2014 | 12:26 por redacaopaladar

Alex Atala não vai à festa de premiação. É a primeira vez que o chef brasileiro deixa de comparecer à cerimônia em Londres desde que entrou para a lista em 2006.

No ano passado, o D.O.M. perdeu duas posições, caindo do quarto para o sexto lugar. Apesar de ser o latino-americano mais bem posicionado na lista mundial, o restaurante ficou em segundo lugar na lista regional, atrás do Astrid y Gastón, do peruano Gastón Acurio – o 14º do mundo de acordo com o último ranking. Há boatos de que Acurio subirá muitas posições na lista este ano.

O Paladar já está em Guildhall, Londres, onde acontecerá a cerimônia. FOTO: Roberto Almeida/Estadão

Ficou com água na boca?

O que esperar. 

Na cerimônia será anunciado o sempre aguardado melhor restaurante do mundo. E, neste ano, sopram os rumores, o topo da lista continuará nas mãos dos que já estão lá. A dúvida está se os irmãos Roca, do espanhol El Celler de Can Roca, atual melhor do mundo, continuam em primeiro. Ou se René Redzepi, do Noma, em Copenhague, que está segundo, retoma o primeiro lugar, que ocupou entre 2010 e 2012.

Se Redzepi voltar ao topo, ele passa a marca do norte-americano Thomas Keller, do The French Laudry, que ocupou do primeiro lugar em 2003, 2004 e 2005. E iguala a do espanhol Ferran Adrià, do El Bulli, primeiro colocado quatro vezes (2006, 2007, 2008 e 2009).

 

Nova categoria.

A novidade do ano é a inclusão da categoria Pâtissier, que celebrará o melhor chef responsável por doces e sobremesas. No 50 Best Ásia 2014, a chef Janice Wong, do 2am dessertbar, em Singapura, foi a premiada. A a edição regional da América Latina deste ano, a ser anunciada em setembro, também contará com a categoria.

+ Como funciona o ranking da Restaurant

Folheto da cerimônia que acontece hoje em Guildhall, Londres. FOTO: Reprodução/50 Best

Premiados.

Um mês antes da cerimônia, a Restaurant anunciou a brasileira Helena Rizzo, do Maní, como vencedora do prêmio melhor chef mulher do mundo. E no dia 8 de abril, divulgou que o inglês Fergus Henderson, do St. John, receberá o prêmio por conjunto de obra.

Acompanhe a cobertura da cerimônia pelo site do Paladar e pelas redes sociais do Paladar - Twitter, Facebook e Instagram.

Ficou com água na boca?