Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Mesa da Vó, que reúne receitas de família de chefs convidados, estreia no delivery

Marca opera como restaurante e rotisseria e oferece pratos como a costelinha com mandioca, da avó de Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia

09 de junho de 2021 | 03:00 por Patrícia Ferraz, O Estado de S.Paulo

Que comida sofisticada, que nada. A cozinha que anda em alta é a da mãe, da tia e da avó. Simples, acolhedora, afetiva. Sob medida para enfrentar a dureza dos tempos. Não por acaso, logo no início da pandemia, os restaurantes incluíram pratos reconfortantes nos cardápios (com o tempo, passaram a oferecer também porções tamanho-família). E a demanda só aumenta.

Em sintonia com esse movimento, a chef Lucia Sequerra e Alexandre Pernet, dono da Soul Kitchen – uma cozinha muito bem equipada, que em tempos normais abriga eventos, aulas e degustações –, se uniram para oferecer comida caseira afetiva. Criaram a marca Mesa da Vó, que funciona como restaurante, rotisseria e estreia o delivery nesta sexta-feira.

Costelinha suína com mandioca, receita de dona Cida.

Costelinha suína com mandioca, receita de dona Cida. Foto: Alexandre Pernet

Comida da avó, no caso, não é força de expressão. O cardápio traz, de fato, pratos de família de chefs convidados. Marcelo Corrêa Bastos, Tássia Camargo e Willian Ribeiro já emprestaram receitas de suas avós (algumas revisadas com pitacos dos netos…). E vem outros por aí.

A costelinha suína inspirada na receita da avó do chef Marcelo Corrêa Bastos, dona Cida, é um prato de grande simplicidade e muito sabor. As costelinhas são marinadas, cozidas e servidas no molho do cozimento com cubos de mandioca. O grande truque: a mandioca é frita antes de ser adicionada ao molho com as costelinhas. Fica macia, mas mantém o sabor da fritura. Deliciosa surpresa.

Outra receita acolhedora é o arroz de frango da dona Jean, a avó marroquina da chef Lúcia Sequerra. Um prato perfumadíssimo e levemente picante. Os pedaços da ave vêm no arroz jasmim preparado com caldo de frango, molho de tomate, pimenta síria e cheiro verde. Esse é um dos três arrozes servidos como PF – tem também arroz de pato com quiabo (da dona Zenaide, avó da chef Tássia Camargo) e arroz de costelinha.

Todos os dias, o cardápio traz também duas saladas que valem como prato, além de cuscuz marroquino com caponata e da carne de panela da avó do chef Willian Ribeiro, feita com maminha. Na sobremesa, cuca de goiabada e salaminho de chocolate. Os pratos custam R$ 39,90 e as saladas, R$ 29,90.

A Mesa da Vó tem também uma linha de congelados, que vão do feijão preto ao molho à bolonhesa.  

Serviço 

Soul Kitchen

Al. Ministro Rocha Azevedo, 1.060. Delivery iFood, Uber Eats. Instagram: @mesa.davo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?