Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Morre Juli Soler, o rosto menos conhecido do El Bulli

Juli Soler, sócio de Ferran Adrià e coproprietário do El Bulli, morreu na madrugada desta segunda-feira, 6, aos 66 anos, em decorrência de uma doença neurológica degenerativa.

06 julho 2015 | 13:26 por redacaopaladar

Juli Soler era dono do El Bulli junto com Ferran Adrià. FOTO: Reprodução

Nascido em Barcelona em 1949, Juli Soler começou a trabalhar no elBulli, em Girona, em 1981. Foi diretor e chef de salão. Em 1984, contratou Ferran Adrià e, em 1987, o nomeou chef de cozinha. Em 1990, Soler e Adrià compraram o El Bulli de seus criadores, Hans e Marketta Schilling, e juntos lideraram uma revolução criativa na gastronomia mundial.

Em 2012, por conta da doença, teve que deixar suas funções de diretor executivo da Fundação El Bulli, cargo que ocupava desde o fechamento do restaurante, em 2011. O El Bulli já foi considerado o melhor restaurante do mundo cinco vezes e tinha três estrelas Michelin.

Ferran Adrià, que está em San Sebantián participando de um evento do Centro de Culinária Basca, lamentou a morte do amigo e, junto com outros chefs, como Juan Mari Arzak e Gastón Acúrio, fez um minuto de silêncio em homenagem a Soler.

Chefs fazem um minuto de silêncio por Soler em San Sebastián. FOTO: EFE

Ficou com água na boca?