Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Morre Mario Tatini, fundador do restaurante Tatini

Nome por trás da tradicional casa italiana da Rua Batataes, famosa pelo estrogonofe e pelo linguine no grana padano, o restaurateur faleceu na manhã desta quinta de causas naturais

04 de junho de 2020 | 12:07 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (4), em São Paulo, o restaurater italiano Mario Tatini. A morte, por causas naturais, foi confirmada pelo seu neto, Thiago Tatini.

Ele é o fundador do restaurante italiano que leva seu sobrenome, o Tatini, inaugurado em 1983 e conhecido pelo serviço tradicional, com garçons de terno e gravata finalizando grande parte dos pratos na mesa, à vista dos clientes - prática que se mantém até hoje. 

A casa também consagrou-se por algumas receitas, como o linguine com molho cremoso de grana padano, no qual o preparo consiste em mexer a massa ainda bem quente dentro de uma peça inteira do queijo. Outro clássico, também finalizado no salão, é o estrogonofe de filé-mignon, servido com arroz e batata-palha.

Mario Tatini com o filho Fabricio, e o Steak a Diana do Tatini 

Mario Tatini com o filho Fabricio, e o Steak a Diana do Tatini  Foto: Paulo Liebert/Estadão

Em 2004 foi lançado o livro A receita de Mario Tatini, onde a autora Teresa Cristofani Barreto narra a vida do restaurateur e suas contribuições para a gastronomia paulistana. Há dois anos, a família inaugurou um novo restaurante, o Casimirocomandado por um dos netos de Mario, Thiago Tatini, que apesar do salão mais moderno, conta com hits do Tatini no cardápio, como o estrogonofe e o steak à Diana. 

A história do clã no Brasil, aliás, começou com o pai de Mario, o italiano Fabrizio Tatini, que se instalou na cidade de Santos onde abriu, em 1954, o restaurante Don Fabrizio. Na casa, ele estreou o uso do fogareiro na preparação de pratos junto aos clientes. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?