Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

No caminho do interior

Attimo é considerado um dos melhores restaurantes da América Latina

04 setembro 2013 | 23:34 por Rafael Tonon

Especial para o Estado

Nem bem completou um ano e o Attimo, comandado por Jefferson Rueda, já foi considerado um dos 50 melhores restaurantes da América Latina – ficou na posição 32. O brasileiro mais “jovem” da lista prova que a culinária ítalo-caipira proposta pelo chef vem agradando público e crítica.

Jefferson é casado com Janaína Rueda, chef do Bar da Dona Onça. FOTO: Filipe Araújo/Estadão

Buscando em suas raízes de São José do Rio Pardo, interior do Estado, a inspiração e a base para seus molhos robustos, sabores vigorosos e o bom preparo de miúdos. Não por acaso, o chef acaba de lançar seu menu autoral, batizado de Caminhos e Fronteiras, com receitas que derivam de pesquisas sobre o legado alimentar dos Bandeirantes no Estado de São Paulo e na obra homônima do historiador Sérgio Buarque de Holanda.

Receitas comuns no interior, como o codeguim (feito na casa), a língua de boi cozida e o ragu de moela, permeiam todo o cardápio. A herança colonizadora italiana das fazendas de café está presente nas massas e em pratos como a bisteca alla fiorentina ou em ingredientes como o lardo.

“A indicação (no 50 Best) muda o panorama, principalmente para um restaurante tão novo. Indica que temos que trabalhar para melhorar daqui pra frente”, afirma o chef. “Mas tudo ao seu tempo. Não passo a carroça na frente dos bois”.

Paleta de cordeiro, um dos pratos da casa. FOTOS: Felipe Rau/Estadão

O salão, reformado em meados de 2012, do Attimo

SERVIÇO – Attimo

Rua Diogo Jácome, 341, Vila Nova Conceição, São Paulo

Tel.: (11) 5054-9999

Site: attimorestaurante.com.br

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?