Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

No Loma Casa e Café, quitutes são servidos em jardim que mistura o vintage e o contemporâneo

Casa no Campo Belo tem quitutes para lanchar e pratos para o almoço; clientes se sentam em meio a móveis, plantas e objetos de decoração à venda

22 agosto 2018 | 20:01 por Ana Paula Boni

A ideia do negócio nasceu como uma loja de móveis antigos restaurados, uma paixão que a engenheira Ana Lúcia e o psicólogo Antônio Machado já cultivavam para decorar a própria casa. Mas o espaço que o casal encontrou no Campo Belo para instalar a Loma Casa e Café, com um quintal espaçoso, inspirou naturalmente outros usos. 

Em meio aos citados móveis, além de xícaras inglesas e taças de cristais antigas, os clientes encontram cadeiras (à venda) para tomar café, lanchar ou almoçar. E muitos têm ido ali desde que a casa abriu, há um ano, mais em busca de uma refeição num quintal relaxante do que para comprar móveis.

Paredes em azul e ocre (uma coisa meio Toscana) aliadas a muitas plantas (à venda, junto com vários cachepôs de crochê) dão conforto ao lugar, onde pode-se comer pães de queijo, pastéis de forno (queijo com alho-poró, ricota com espinafre, feitos na casa), pães e bolos variados. A produção não é toda do local, mas a curadoria é bem feita: pães e bolos (como de chocolate com beterraba e cardamomo) vêm da Padaria da Esquina, por exemplo.

Quintal. Detalhe dos fundos da cafeteria, com móveis à venda

Quintal. Detalhe dos fundos da cafeteria, com móveis à venda Foto: Ana Paula Boni|Estadão

Para o almoço, há crepes de trigo sarraceno (feitas na própria cozinha), massas (ravióli, sorrentino) e bacalhau de forno de receita familiar de Antônio. O bacalhau é desfiado e misturado a batata, cebola, tomate e outros temperos, depois assado num bowl de cerâmica (à venda) – o prato sai a R$ 52 e inclui salada, bebida e sobremesa (sorvete de baunilha da Delicari com farofa de amendoim da Dourados de Amendoim).

Assim como a farofa, a Dourados também vende ali biscoitos crocantes, como uma espécie de cantucci que acompanha o café. Mas o forte da Loma são os apetrechos para a casa, misturando antiguidades a design contemporâneo, com panos de prato Il Casalingo, cestarias de crochê em malha, bowls e pratos de cerâmica, tábuas de madeira, boleiras, xícaras, canecas e taças, todos usados também para servir o cliente (e para nos colocar em tentação de compra).

SERVIÇO

Loma Casa e Café

Rua Conde de Porto Alegre, 1.589, Campo Belo

Horário de funcionamento: 9h30/18h30 (sáb., 9h/16h; fecha dom.)

Ficou com água na boca?