Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

No Maní, um menu-degustação que vale a pena

Doze pratos - seis deles recém-lançados - compõem uma sequência impecável; confira as novidades do menu

28 novembro 2018 | 20:02 por Patrícia Ferraz

Não é raro ouvir por aí que o momento do menu-degustação já passou. Refeições que levam horas numa sucessão interminável de pratos encantam cada vez menos gente. Sou, já faz tempo, do time dos que preferem uma bela sequência de entrada, prato e sobremesa, escolhidos à la carte. Mas há raras e honrosas exceções – e o Maní, de Helena Rizzo, é uma delas. Sempre vale a pena experimentar os novos pratos. 

A boa notícia é que acabam de entrar seis novas criações no menu-degustação do Maní, entre eles o caramujo com shiitake estampado na capa do Paladar da última semana, na reportagem sobre animais marinhos não convencionais. Ao todo, são doze serviços numa sequência impecável.

Delicadeza. Abobrinha, burrata, ovas, consommé de tomate e flor de salgueiro

Delicadeza. Abobrinha, burrata, ovas, consommé de tomate e flor de salgueiro Foto: Roberto Seba

Entre as novidades, o tempurá de quiabo e camarão rosa é notável, com emulsão picante de coentro e limão-cravo. Outro belo estreante é o ouriço marinado com saquê, shoyu e yuzu, servido com gelatina de rabada e alga. Melancia, tomate confitado, queijo de cabra e alcaparras se combinam unidos por um dashi muito suave. As abobrinhas, enroladas, com ovas de truta e burrata são servidas em delicadíssimo consommé de tomate e flor de sabugueiro.

Mas o ponto alto talvez seja o pescoço de cordeiro com berinjela, iogurte de ovelha e masala de especiarias brasileiras. Três sobremesas completam o show – a nova é a pastinaca com sorvete de pain d'épices e emulsão de laranja. 

Este é o primeiro menu completo em que Helena Rizzo dividiu a criação com Carol Albuquerque e Willem Vanderven.

Texturas. Pescoço de cordeiro, berinjela, iogurte de ovelha, masala

Texturas. Pescoço de cordeiro, berinjela, iogurte de ovelha, masala Foto: Roberto Seba

SERVIÇO

Maní

R. Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano

Tel.: 3085-4148

Horário de funcionamento: 12h/15h e 20h/23h30 (dom., 13h/16h; fecha seg.)

Ficou com água na boca?