Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Chef Onildo Rocha traz os Sertões para o Centro de SP em menu no Priceless

Restaurante instalado na cobertura do Shopping Light celebra ingredientes típicos do sertão brasileiro em pratos repletos de técnica e criatividade

30 de junho de 2022 | 09:00 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

Espaço marca estreia do chef Onildo Rocha em São Paulo

Espaço marca estreia do chef Onildo Rocha em São Paulo Foto: Claus Lehmann

De uma expedição pelo sertão, margeando o rio São Francisco, surgiu o primeiro menu do Notiê, restaurante do complexo Priceless, que ocupa, desde o início do ano, a cobertura do Shopping Light, no Centro de São Paulo. 

A missão de transformar onze dias de imersão em pratos foi dada ao chef Onildo Rocha. À frente do Cozinha Roccia, em João Pessoa, o chef paraibano mergulhou na vida e cotidiano dos produtores que conheceu ao longo do caminho para criar as receitas do restaurante, que marca a sua estreia em território paulistano. 

Camarão pitu cozido no vapor ao molho bisque com musseline de macaxeira, alho poró cozido, finalizado com crocante de macaxeira

Camarão pitu cozido no vapor ao molho bisque com musseline de macaxeira, alho poró cozido, finalizado com crocante de macaxeira Foto: Rubens Kato

"Mesmo nordestinho, me deparei com ingredientes e sabores que nunca havia visto ou consumido, é bonito demais ver a pluralidade de nosso País," conta Onildo sobre a experiência na região. É exatamente esta riqueza que ele apresenta na sequência do menu-degustação do Notiê -, e que fica em cartaz por ali apenas até o final de julho. 

De forma sofisticada, repleta de técnica, mas sem invencionices, o chef traduziu tal parte do Brasil em receitas que aproximam o comensal de sua vivência, sem perder de vista os sabores. "O intuito do Notiê é mostrar o que já é nosso, sem intimidar, apresentar o ingrediente, na sua melhor forma", explica o chef.   

Novo menu do Notiê se une às outras opções de degustação com 10 e 14 tempo

Novo menu do Notiê se une às outras opções de degustação com 10 e 14 tempo Foto: Gui Galembeck

Nesta busca, Onildo trouxe a São Paulo produtos como a saburica, um mini camarão encontrado em Alagamar, no litoral sergipano. "Ele tem sabor mais intenso", avisa o chef, que combinou a iguaria, frita em massa de tempurá, com mamão papaya verde em três texturas: purê, como um guacamole, em lâminas e fermentado. 

Já a escola francesa do chef, que trabalhou ao lado de Laurent Suaudeau, aparece em diversas etapas do menu, um dos mais marcantes são as favas vivas com gema de ovo. A tal fava é o feijão verde, rijo e muito saboroso, ingrediente característico na região onde o Onildo cresceu, elas são finalizadas com molho bernaise e gema curada ralada. Simples, mas não simplório.  

São três opções de menus ou, três possibilidades de passeios: cinco (R$ 220) ou dez etapas (R$ 390) ou, se prefrir, o menu a la carte, servidos apenas no jantar. Onildo, inclusive, revela detalhes da história dos fornecedores na websérie "Sertões", exibida no YouTube.

A viagem, dentro da cidade, faz ainda mais sentido quando olhamos para o lado de fora. O Notiê, assim como o bar Botâma, que ocupa a varanda da cobertura, e o restaurante Abaru, que compõem o complexo, oferecem uma das vistas mais bonitas do centro da cidade, com visual para o Vale do Anhangabaú e do Theatro Municipal - seja dia, ou noite. 

Ambiente e vista do bar Botâma, na varanda do Priceless

Ambiente e vista do bar Botâma, na varanda do Priceless Foto: Diego Emes

Para acompanhar os menus, há a opção de uma harmonização, feita pela sommelière Andrea Vilas Boas Bourgogne, especialista em vinhos não convencionais e responsável pela carta de todo o espaço Priceless. O foco na harmonização dos menus, segundo Andrea, foi nos vinhos de mínima intervenção ou naturais. Os rótulos incluem, entre outras, opções de produtores brasileiros de pequeno porte, sendo a grande maioria vinhos orgânicos, biodinâmicos ou naturais.

Os menus do chef paraibano têm forte inspiração da cozinha nordestina

Os menus do chef paraibano têm forte inspiração da cozinha nordestina Foto: Gui Galembeck

Com a brasilidade sendo a marca registrada do Priceless, Rocha promete expandir os horizontes de sua cozinha e oferecer, a cada temporada, uma homenagem a uma região do País. A próxima deve estrear no final de julho, o que inclui uma nova expedição, já em percurso. É  ficar de olho e apetite aberto.. 

Serviço

Priceless 

Edifício Alexandre Mackenzie, R. Formosa, 157, rooftop do Shopping Light.

Telefone (11) 2853-0373

Entrada exclusiva para o Priceless no estacionamento do prédio, subsolo.

Horário de funcionamento: baru Bar e Restaurante: Seg-Qui 12h/23h, Sex-Sab, 12h/0h e Dom 12h/16h. Notiê Restaurante: Ter-sab, 19h/23h

Reservas pelo site booking-priceless.com.br 

* Benefício exclusivo de 10% de desconto na conta para portadores de cartão Mastercard Black e Platinum.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?