Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Nova casa na Vila Olímpia foca nos orgânicos

Um tipo de oásis em meio ao movimentado bairro comercial, Organique-se une restaurante, feira e mercado de produtos orgânicos em um só lugar

31 maio 2017 | 20:23 por Renata Mesquita

Enquanto Pinheiros, Vila Madalena e Itaim disputam as novidades voltadas aos orgânicos e alimentos sustentáveis, outros bairros andam órfãos de opções nesta linha.

Com essa ideia, o novo Organique-se, que abriu há poucas semanas, se instalou no meio da caótica e comercial Vila Olímpia (quem já andou pelas ruas do bairro na hora do almoço sabe bem como é). O nome já dá a pista do que a nova casa tem como foco: os produtos orgânicos. Por lá, eles aparecem de diferentes formas, no prato, na geladeira, nas prateleiras e também na feira. 

Hambúrguer de beterraba com cebola caramelizada no pão de fermentação natural

Hambúrguer de beterraba com cebola caramelizada no pão de fermentação natural Foto: Giovana Vilela|Divulgação

O espaço que se esconde atrás de um contêiner branco com grafites, que faz as vezes de fachada da casa, em meio à movimentada rua Gomes de Carvalho, é um misto de restaurante, empório e jardim a céu aberto. E funciona como um oásis em meio aos altos prédios da região, onde mesas comunitárias, trepadeiras e samambaias preenchem o amplo ambiente. 

Mas vamos por partes, pois são algumas. Para o almoço, é possível encontrar uma opção de prato principal, ou prato (per) feito do dia, (R$ 35), que deve variar conforme a sazonalidade. Na segunda, por exemplo, estrogonofe de cogumelos com batata assada. Quarta, feijoada, sem carnes, com farofa, arroz e couve. 

Carnes e peixes não aparecem no cardápio – muito mais pela dificuldade de encontrar fornecedores sustentáveis e orgânicos com preço justo do que pela filosofia vegetariana. Mas receitas bem elaboradas com produtos frescos garantem que isso não atrapalhe. Bom exemplo é o hambúrguer de beterraba com cebola caramelizada (R$ 23). 

A casa também funciona como empório. Nele é possível encontrar produtos que vão do chocolate ao café orgânico e saladas prontas nas geladeiras para levar para casa. 

Verde. Ambiente com muitas plantas

Verde. Ambiente com muitas plantas Foto: Guilherme Calissi|Divulgação

A grande surpresa ocorre às quintas-feiras, dia em que parte do jardim se transforma em feira de orgânicos. Tudo vem da fazenda dos sócios, no interior de São Paulo, e das fazendas vizinhas da região. Os mesmo produtos que abastecem a cozinha do restaurante podem ser levados para casa, frutas, legumes, e o que mais a estação oferecer. 

Neste mesmo jardim rola, às quartas-feiras, um happy hour, indispensável para acompanhar o ritmo do bairro. Drinques são preparados com gins e vodcas nacionais e orgânicos, com frutas da feira. Uma carta de cervejas e vinhos naturais segue a mesma linha e deve ser apresentado até o final do mês.

SERVIÇO

ORGANIQUE-SE

R. Gomes de Carvalho, 1212, Vila Olímpia.

Tel.: 3467-5110

Horário de funcionamento:  11h/20h (fecha sáb. e dom.)

Ficou com água na boca?