Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Nova padaria Zan Pan faz pão de fermentação natural no Itaim Bibi

Padeira Gabriella Zanforlin, que estudou panificação na Califórnia, prepara baguetes, pães multigrãos e fornadas especiais

29 agosto 2018 | 20:19 por Renata Mesquita

“Toque a campainha, estamos abertos.” O aviso pendurado na porta de vidro – de onde se vê uma vitrine repleta de pães – dá o gostinho do que se passa naquele pequeno espaço. Trata-se da nova Zan Pan, padaria artesanal que abriu as portas na última semana dentro de um conjunto de lojas no Itaim Bibi. O endereço, por ora, funciona como um showroom dos seus pães de fermentação natural

Vitrine da nova Zan Pan

Vitrine da nova Zan Pan Foto: Wether Santana|Estadão

Mas não dê meia volta ainda, é só tocar a campainha que Gabriella Zanforlin ou Marjorie Barros, as sócias e únicas funcionárias por ali, vão te receber para um bom café coado e para experimentar um pedaço de pão fresquinho. 

As fornadas diárias são comandadas por Gabriella, que faz cada pão, um a um, no andar superior da loja. São cinco opções fixas, entre elas a baguete, o multigrãos, o de azeitonas e o sourdough, ácido como deve ser e com uma casquinha crocante. Cada dia da semana tem também uma fornada especial: segunda é dia de pão de forma, branco ou integral. Às quartas tem focaccia de alecrim e tomate; já quinta é dia de pão de chocolate, feito com cacau e chocolate, e nada doce.

Todos pães são produzidos com farinha orgânica do Paraná. E a farinha integral é moída ali mesmo: Gabriella compra o trigo inteiro do mesmo fornecedor orgânico e processa em um moinho na casa. O resultado é um pão saboroso, cheio de personalidade. 

Gabriella estudou panificação numa temporada na Califórnia, depois foram quase dois anos se aventurando em casa antes de abrir a Zan Pan ao lado de Marjorie. A ideia da loja showroom foi uma forma de apresentar os pães e ter um lugar profissional para produzi-los. A dupla já oferece planos de assinatura para quem quer receber em casa ou fazer encomendas com antecedência.  

Artesanal. Todo dia sai uma fornada especial; às quintas, pão de chocolate

Artesanal. Todo dia sai uma fornada especial; às quintas, pão de chocolate Foto: Werther Santana|Estadão

SERVIÇO

Zan Pan

R. Clodomiro Amazonas, 1.158, loja 67, Itaim Bibi

Tel.: 3044-2128

Horário de funcionamento: 9h/18h (fecha sáb. e dom.)

Ficou com água na boca?