Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Novo Axado é um gastrobar à portuguesa

Casa combina drinques autorais com bons pratos da cozinha portuguesa moderna, criados pelo estrelado chef Joachim Koerper

07 março 2018 | 21:03 por Patrícia Ferraz

O estrelado Joachim Koerper desembarcou em São Paulo. Dono de quatro estrelas Michelin (em suas quatro casas na Europa), o chef alemão que vive em Portugal fechou há pouco o restaurante Eleven no Rio, por conta da crise na cidade (tinha uma estrela Michelin, era a quinta do chef). Ele achou um jeito de manter o pé no Brasil, mas não terá um novo restaurante: é um dos sócios do Axado, um gastrobar que abre oficialmente hoje na Vila Madalena.

Não deu para entender ainda se é um restaurante com pegada de bar ou um bar com pegada de restaurante. Tanto faz a classificação, o lugar vale a visita pela combinação de boa comida e bons coquetéis autorais.

Para dividir. Minicataplana de peixe e batata-doce

Para dividir. Minicataplana de peixe e batata-doce Foto: Tiago Queiroz|Estadão

Instalado numa casa simpática e de ar informal, decorada com tijolos brancos nas paredes, objetos garimpados em sucatas e muita luz natural, o novo empreendimento é dedicado à cozinha portuguesa moderna e divertida, com boa parte do cardápio para compartilhar. 

Tem lata de sardinha, uma delicadíssima conserva de sardinha feita na casa e servida numa latinha, com crocante de curry, gel de beterraba e pimentão. O saudade de Lisboa é outro prato criado com humor: são lascas de bacalhau servidas sobre torradas de pão da casa, com chutney de pimentão e vinagrete de grão-de-bico. A minicataplana de cobre e as panelinhas e frigideiras foram feitas sob encomenda por um artesão na Serra da Estrela. Mas os peixes e frutos do mar não são, de fato, cozidos na cataplana, apenas servidos nela. Os doces são de Cinthia Koerper, mulher do chef. Joachim disse que virá à cidade a cada dois meses e vai deixar a cozinha sob o comando do português Paulo Felisberto. 

Prato. Saudade de Lisboa

Prato. Saudade de Lisboa Foto: Tiago Queiroz|Estadão

O gastrobar comporta 120 pessoas aproximadamente, 60 com lugar garantido às mesas, os demais apoiados em balcões e mesas altas espalhadas pelo ambiente para apoiar copos.

Direto do balcão 

Coquetéis são uma grande atração na nova casa, que tem Rodolfo Bob no comando do bar. O bartender criou uma carta de drinques sob medida para os pratos portugueses, como o “brincando com a rota das navegações”, a partir de ingredientes da Ásia e da África.

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

Bom exemplo é o yuzu gimlet, que leva purê do cítrico japonês yuzu, gim, licor de saquê e bitter artesanal. O clover club combina xarope de framboesa, gim, limão-siciliano e clara. Além de drinques, há carta de vinhos e cervejas.

SERVIÇO

AXADO 

R. Deputado Lacerda  Franco, 478, Pinheiros 

Tel.: 3819-1304

Horário de funcionamento: 18h30 até  o último cliente (sáb.,  13h até o último cliente; dom., 13h/21h; fecha seg.)

Ficou com água na boca?