Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

O novo bom e velho Frevo

Após 59 anos no mesmo endereço, Frevinho atravessou a rua e ganhou nova casa

21 outubro 2015 | 17:25 por Patricia Ferraz

Não estranhe se você tiver a sensação de que tem alguma coisa fora do lugar na esquina da Oscar Freire com a Augusta. Tem mesmo. É o Frevinho, que atravessou a rua. Não teve jeito. Depois de 59 anos no mesmo endereço (Oscar Freire, 603), o imóvel precisou ser devolvido e a lanchonete (opa, é quase ofensivo chamar assim essa instituição paulistana) serviu os últimos clientes no jantar de domingo. Na segunda-feira, abriu as portas do outro lado da rua.

Patrimônio. O beirute, com rosbife feito na casa, queijo derretido, rodelas de tomate, orégano e pão sírio crocante é um dos sanduíches mais famosos da cidade. FOTOS: Nilton Fukuda/Estadão

A boa notícia é que o novo Frevo está igualzinho ao velho – as mesmas banquetas vermelhas, o balcão vermelho, os lambris amarelos, as mesinhas e até os coqueiros (bem, estes foram estilizados). Fornos e equipamentos da cozinha foram renovados. E o ambiente está mais iluminado e arejado, por causa do pé direito alto.

Mas o que interessa mesmo ali é o beirute (o beirute mais famoso da cidade) e ele continua igual: é o encontro perfeito do pão sírio torrado com as fatias fininhas de rosbife feito na casa, rodelas de tomate, queijo derretido e um toque de orégano (R$ 33,40). Se estiver acompanhado de uma coca à moda (servida em caneca de vidro gelada com bastante gelo e uma rodela de limão) e uma porção de batatas fritas bem crocantes, faz um clássico paulistano. 

Este é o sanduíche mais pedido desde a inauguração do Frevo, em 1956, e faz parte do patrimônio gastronômico da cidade (homenageado no Prêmio Paladar 2013/2014), mas o cardápio tem uma ala inteira só de beirutes (beiruths, como eles escrevem), com muitas variações.

O chopp rabo de peixe (é o nome do copo) e o sorvete capricho – bola de creme, com farofa doce e calda de chocolate – também são obrigatórios ali.

Réplica. Mesma fachada, mas em outra calçada

SERVIÇO – FREVO

R. Oscar Freire, 588, Jardim Paulista

Tel.: 3082-3434

Horário de funcionamento: 10h30/1h (qui. e sex., até as 2h; sáb., até as 3h)

Ciclovia: r. Honduras (500 m)

>> Veja a íntegra da edição de 22/10/2015

Ficou com água na boca?