Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Os bolinhos da dona Eulália

Todos os domingos, religiosamente às 5h30, dona Eulália da Silva Soares abre as portas de sua casa, no bairro de Lixeira, em Cuiabá (MT), para vender seus famosos bolinhos doces de arroz.

27 outubro 2009 | 18:23 por lucineianunes

“Tem os jovens que saem das festas e as pessoas que vão à missa na Igreja de São Benedito, aqui ao lado”, conta a cozinheira, que chega a vender 2 mil bolos apenas aos domingos.

A unidade custa R$ 2 e o cliente ainda pode se servir à vontade de leite, café e chá que ficam nas garrafas térmicas. Dona Eulália também prepara biscoitos e bolos de queijo, uma versão mais pesada do conhecido pão de queijo. Mas é o bolo de arroz que atrai gente de longe.

Ficou com água na boca?

Outras cozinheiras preparam o quitute na região. Mas dona Eulália tem lá seus segredinhos: “O arroz é socado no pilão e, o bolo, assado no forno a lenha”. Depois ele é servido ainda quente e úmido por dentro.

“Comecei a fazer o bolo há muitos anos para ajudar meu marido com as despesas de casa. Hoje tenho 14 pessoas trabalhando comigo”, diz a cozinheira apressada.

“Acabou? Eu quero ir à missa”.

Bolo de arroz da dona Eulália

Ingredientes

1 kg de arroz

600g de mandioca

550g de açúcar

1 xícara (chá) de manteiga derretida

1 pacote de coco seco ralado (100g)

1 colher de fermento

1 pitada de sal

Canela e erva-doce a gosto

1 litro de leite (ou água, se preferir)

Manteiga ou óleo para untar

Preparo

Deixe o arroz de molho de um dia para o outro. Lave bem, escorra e soque no pilão. Peneire até virar uma farinha e reserve.

Rale a mandioca e faça um mingau com o leite já quente em fogo médio. Mexa bem, sem parar. Acrescente o açúcar, misture e desligue o fogo.

Coloque a farinha de arroz, mexa e deixe a massa descansar de um dia para o outro para fermentar.

Rendimento: 40 bolinhos

Fotos: Lucinéia Nunes/AE

Dona Eulália – R. Professor João Félix, 470, Lixeira, Cuiabá.

Atendimento às 3ª, 5ª, sáb., dom. e feriados

Ficou com água na boca?