Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Os deuses da comida, segundo a revista 'Time'

Por Alexandre Bazzan

08 novembro 2013 | 15:12 por redacaopaladar

A revista Time desta semana traz em sua capa três chefs de cozinha com o título: “Os deuses da comida”. Na foto, o brasileiro Alex Atala está acompanhado do americano David Chang e do dinamarquês René Redzepi. A edição roda pela Europa, Ásia, Oriente Médio, África e Oceania.

A edição dos EUA traz na capa a foto do governador de New Jersey, Chris Christie, e o título “O elefante na sala”, um trocadilho com seus quilos a mais e a possibilidade de ele ganhar as primárias do Partido Republicano para a campanha presidencial de 2016.

O artigo sobre os “deuses da comida” sugere que as receitas de alguns chefs premiados, mesmo que feita apenas para uma pequena elite que pode pagar os preços de seus restaurantes, acaba afetando os hábitos alimentares de todas as pessoas. A revista dá como exemplo uma receita do chef Dan Barber que levava couve, feita para uma revista, que acabou popularizando o vegetal nos EUA.

Ficou com água na boca?

FOTO: Reprodução

Os três chefs destacados na capa – Atala, Redzepi e Chang – são acompanhados por outras pessoas e entidades no olimpo gastronômico. Veja abaixo a lista completa dos “deuses”:

Andrea Petrini, crítico de comida italiana radicado em Paris que costuma lançar novos chefs em seus eventos culinários.

Yottam Ottolenghi e Sami Tamimi, escritores de livros de receita nascidos em Jerusalém. Ottolenghi é judeu e Tamimi é árabe.

Sergio Nuñez de Arco, empresário boliviano famoso por utilizar grãos de quinoa, que são usados tradicionalmente pelos indígenas.

Amrita Patel, uma das responsáveis pelo crescimento da produção e distribuição de leite na Índia.

Michael Pollan, parte do movimento de comida sustentável: “Coma pouco e mais vegetais”

Alex Atala, René Redzepi e David Chang: três dos mais conhecidos chefs de cozinha do mundo.

Albert Adrià, chef que consegue combinar administração com a culinária. Em breve estará dirigindo cinco restaurantes em Barcelona.

Wan Long, ex-soldado diretor de uma das maiores companhias de processamento de carne na China.

Dan Barber, chef responsável pela popularidade da couve nos EUA e por, segundo a Time, deixar a comida além de saborosa, mais saudável.

Aida Batlle, nascida em El Salvador e criada nos EUA, ela voltou à sua terra natal para criar novos sabores e mudar a apreciação de café.

Vandana Shiva, física que luta contra os alimentos transgênicos.

Ertharin Cousin, chefe do Programa Mundial de Alimentos da ONU.

True World Foods, empresa que é a maior fornecedora de peixe cru nos EUA.

Ficou com água na boca?