Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Paulinho Martins inaugura restaurante em Ilhéus

Por Daniel Telles Marques

29 abril 2015 | 18:33 por redacaopaladar

Paulista radicado na Bahia, Paulinho Martins abriu restaurante próprio. O Mercearia 1173 funciona na casa do chef, em Ilhéus. São apenas 20 lugares e o horário de funcionamento é bem reduzido: quinta e sexta, abre só para o jantar; no fim de semana, funciona o dia todo.

Chef Paulinho Martins, paulista radicado na Bahia, abre seu próprio restaurante. FOTO: Daniel Teixeira/Estadão

E a ideia ali é usar ingredientes frescos, locais e sazonais. “Só 10% vem de fora”, garante Martins. O restaurante praticamente não tem estoque, todos os ingredientes são comprados na quarta-feira. Paulinho conta que “estava injuriado” no antigo trabalho, a cozinha do Txai, em Itacaré, porque quase não podia usar ingredientes locais. E agora, está aproveitando para trabalhar do jeito que gosta.

Ficou com água na boca?

O nome da casa faz referência aos códigos de discagem de São Paulo (11) e Ilhéus (73). “ Para o pessoal daqui, que é código 73, eu tenho que fazer algo de código 11 – tem que oferecer uma trufinha, foie gras; mas quem vem de fora quer provar o que é daqui, um peixe do dia, um ingrediente típico”, disse.

Para o turista que quer o 73, Paulinho oferece pratos com carne de sol de Vitória da Conquista, cordeiros criados em Jequié, hortifrutis plantados nos arredores de Ilhéus, peixes e frutos do mar comprados diretamente de pescadores de Ilhéus.

Os locais se divertem com arrozes de pato, bacalhau e polvo, entre outros pratos. No couvert, tem quibe cru de peixe e charutinho de taioba. Os pratos custam entre R$ 40 e R$ 65.

SERVIÇO – Mercearia 1173

R. Coronel José Félix, 405, Pontal, Ilhéus, Bahia

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 30/4/2015

Ficou com água na boca?