Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Peruana Pía León é eleita melhor chef mulher da América Latina

Prêmio 50 Best elege peruana do restaurante La Central, dupla do chef Virgílio Martínez; mesma condecoração já foi dada às brasileiras Helena Rizzo e Roberta Sudbrack

26 setembro 2018 | 17:58 por Redação Paladar

A peruana Pía León, chef do La Central (ao lado do marido Virgilio Martínez) e do Kjolle, ambos em Lima, foi eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2018, prêmio que integra o aclamado ranking 50 Best, da revista britânica Restaurant. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (26), mas a cerimônia oficial será no dia 30 de outubro, em Bogotá, na Colômbia, noite em que também serão premiados os melhores restaurantes da América Latina.

Além de tocar a cozinha do La Central desde 2009 - e de ajudar a colocar o restaurante em primeiro lugar no mesmo ranking por três anos consecutivos (2014, 2015 e 2016) -, em agosto passado, Pía, que é formada pela Cordon Bleu, lançou seu primeiro voo solo no Kjolle, instalado no andar de cima do primogênito, no bairro de Barranco. 

A chef peruana foi eleita melhor chef mulher da América Latina de 2018

A chef peruana foi eleita melhor chef mulher da América Latina de 2018 Foto: 50 Best America Latina

Nas duas casas, Pía trabalha com ingredientes 100% peruanos, a maioria descoberta nas pesquisas e expedições da Mater Iniciativa - organização co-fundada por Virgilio e sua irmã Malena Martínez que visa coletar informações sobre elementos e ingredientes nativos em todas as partes do país. É sobre esse projeto, inclusive, que Pía vai falar em palestra confirmada no Brasil, em novembro, na Semana Mesa SP.

Em anos anteriores, a premiação reconheceu o trabalho das brasileiras Helena Rizzo (2013), do Maní, e Roberta Sudbrack (2015), à época à frente do extinto restaurante homônimo e que, hoje em dia, toca o novo SUD, O Pássaro Verde, no Rio.   

Outro prêmio do 50 Best América Latina 2018 já anunciado foi o Lifetime Achievement, pelo conjunto da obra, que homenageou os chefs Maria Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vázquez Lugo, mãe e filho, do restaurante Nicos, na Cidade do México. 

Ficou com água na boca?