Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Pirineus abre sua primeira loja de embutidos

Tradicional marca paulistana de embutidos artesanais, que já faz sucesso fornecendo para bares e restaurantes, inaugura sua primeira casa, nos Jardins

08 agosto 2018 | 20:43 por Patrícia Ferraz

Ótima notícia para quem gosta dos embutidos artesanais de sotaque espanhol da Pirineus: a marca acaba de inaugurar uma loja nos Jardins. A Botiga Pirineus é a primeira loja da grife fundada em 1958 pelo catalão José Ribas e atualmente mantida por seu sobrinho Angel e pelos filhos dele, Raul e Nádia, que colocam a mão na massa para a produção e administram a fábrica na zona sul de São Paulo. 

Casa própria. Loja reúne mais de 25 variedades de curados e embutidos típicos da Espanha

Casa própria. Loja reúne mais de 25 variedades de curados e embutidos típicos da Espanha Foto: Daniel Teixeira|Estadão

A lojinha de 35 metros quadrados tem uma adega de cura com paredes de vidro em que chorizos e fuets são pendurados à vista dos clientes na fase final de maturação. Há também uma área de trabalho no fundo que vai servir para cursos e degustações. Mas a principal atração ali são as mais de 25 variedades de curados e embutidos. 

Tem butifara branca e negra (linguiça cozida de carne suína temperada com sal e pimenta), usada para fazer puchero, cozidos e cassoulet; morcilla doce (linguiça de sangue com ervas e especiarias); chistorra, uma linguiça fresca típica do norte da Espanha, temperada com páprica e pimenta, que se presta bem ao churrasco. O fuet é um salame típico da Catalunha, fininho, quase sem gordura, feito com carne suína (copa-lombo) temperada com sal e pimenta (R$ 116, o quilo).

Para quem não conhece as variedades e quer se aventurar pela charcutaria da Espanha, Raul Ribas indica: “Primeiro, um chorizo. Pode ser picante ou tradicional, para comer fatiado, com pão e uma taça de vinho”, explica. A segunda sugestão é a morcilla, “uma linguiça feita com sangue, mas quem prova perde o preconceito porque ela tem muitos temperos, especiarias, cebola”. E, para completar a seleção inicial, um fuet. “É copa lombo curada com sal e ensacada, fininha”.

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

SERVIÇO

BOTIGA PIRINEUS 

Rua da Consolação, 2.915, Jardins 

Tel.: 3062-0157.

Serviço: 10h/19h (fecha dom. e seg.)

Ficou com água na boca?