Por rapidez e descontração, restaurantes apostam no auto-serviço; confira nove casas
Tendência na cidade, casas dispensam serviço de mesa e apostam em atendimento mais dinâmico
23 de abril de 2018 | 14:17por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo
Mesas coletivas, pratos individuais, comida servida em bandeja e retirada no balcão. A modalidade de auto-serviço, tão usual em grandes redes de fast food, está ganhando cada vez mais espaço em São Paulo, em restaurantes, cafés e bares. As vantagens? Preços mais baixos (nada de serviço de mesa, nada de taxa de serviço), rapidez de atendimento, clima mais dinâmico e descontraído. Confira a seguir nove lugares para aproveitar uma refeição ágil e sem complicação.
Nesses restaurantes, o serviço também é por sua conta
1 de 9
Foto: Helvio Romero/Estadão
Da Mooca Pizza Shop
O negócio ali é a pizza romana, vendida em pedaços – al taglio, como se diz em Roma – e a peso. As pizzas ficam expostas numa vitrine logo à entrada: são 12 enormes retângulos acomodados, lado a lado, em assadeiras sobre o balcão. O resultado é um festival colorido que tem pizzas simples como a margherita e a napoletana, e invenções como a cabronx, uma versão de calabresa à moda do Bronx (leva mussarela, linguiça apimentada diavoletti, alho-poró e manjericão). Serviço. R. Fradique Coutinho, 154, Pinheiros. Tel.: 3062-0422. Horário de funcionamento: 10h/23h (dom., 16h/23h)
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Homa
O logo do Homa tem uma berinjela com uma pequena coroa e isso resume a filosofia do restaurante vegetariano onde “não entram bichos”. Tudo é servido em cumbucas – alguns pratos são fixos, como a cevadinha quente com mandioca de especiarias, dill e amendoim torrado, outros variam conforme a semana, para acomodar sugestões quentes ou frias. O cardápio muda conforme as estações. Serviço. R. Benjamin Egas, 275, Pinheiros.Tel.: 3097-9031. Horário de funcionamento: 11h30/16h30 (fecha seg.)
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Hot Pork
Uma casa de “porco quente”. No Hot Pork tudo é produzido ali, à vista do cliente – inclusive a salsicha, receita do chef Jefferson Rueda 100% artesanal, feita apenas com carnes de porco, sem aditivos. O embutido chega à mão do cliente no pão da casa com ketchup de maçã e especiarias, mostarda fermentada com tucupi, maionese e picles de cebola roxa. Existe também uma versão vegana da salsicha, feita com cogumelos. O atendimento é no caixa e o espaço conta apenas com banquetas de apoio. Serviço. R. Bento Freitas, 454, República. Tel.: 3129-8735. Horário de funcionamento: 11h/22h
Foto: Bruno Geraldi
Bráz Elletrica
A Bráz Elletrica é claramente inspirada na Roberta’s, pizzaria hipster de Nova York, que vive lotada. São pizzas individuais, com bordas altas, massa de longa fermentação e assadas num forno elétrico importado da Itália. O esquema é o seguinte: você escolhe e paga a pizza, recebe um pager que avisa quando ela está pronta, retira no balcão e se acomoda numa das mesas comunitárias. Ou enrola a pizza e sai comendo. Serviço. Rua dos Pinheiros, 220, Pinheiros. Tel.: 3061-5132. Horário de funcionamento: 12h/1h (sex., e sáb., até às 4h; dom., até às 23h)
Foto: Cerveja a Granel
Cerveja a Granel
O bar Cerveja a Granel, em Santa Cecília, funciona assim: você carrega um cartão com créditos e usa esse cartão em máquinas de auto-serviço – pode colocar quanta cerveja quiser no copo. Você paga por volume e bebe até acabar o crédito. Ou compra growlers para levar para casa. Serviço. R. Barão de Tatuí, 402, Santa Cecília. Tel.: 2894-2149. Horário de funcionamento: 17h/23h (fecha seg., e ter.; sáb.,13h/23h; dom., 13h/19h)
Foto: Giuliana Nogueira
Marcha e Sai
Empreitada de Tati Szeles, o Marcha e Sai, que tem apenas 13 m², fica na rua Sabará, em Higienópolis. Não há mesas, só um banco na calçada para quem insiste em comer lá. Da pequena cozinha saem diariamente dois pratos como o bobó de pupunha e a galinhada, além de saladas e sobremesas. Serviço. R. Sabará, 473, Higienópolis. Tel.: 95050-5107. Horário de funcionamento: 10h/18h (sáb., 10h/16h; fecha dom.)
Foto: Alex Batista
Takko
Espaço para tomar, e principalmente buscar, bons cafés - coados ou expressos. Segue a linha das cafeterias americanas, onde a bebida é entregue naquele copão térmico portátil e o cliente vai bebendo pela cidade. Se também quiser comer, há opções de pão de queijo, torradas, bolos e doces. Serviço. R. Dr. Cesário Mota Júnior, 379, Vila Buarque. Tel.: 3214-5322. Horário de funcionamento: 09h/19h (fecha dom.)
Foto: Mr. Poke
Mr. Poke
O prato havaiano, que ganhou o mundo nos últimos anos, é a estrela da casa. Os peixes, salmão ou atum, são cortados em cubos grandes e ganham coberturas extras a gosto do cliente: spicy (mistura de pimentas como a kahuna), tropical (salada de manga), macadâmia, ovas de peixe voador ou abacate picado. São servidos sobre arroz japonês temperado com cebola, gergelim, shoyu e sunomono, e levam ainda alga nori picada e uma casquinha frita que lembra tortillas mexicanas. Serviço. R. Padre García Velho, 44, Pinheiros. Tel.: 3031-7848. Horário de funcionamento: 12h/15h, 19h/23h (fecha dom., e seg.)
Foto: Alex Silva/Estadão
Pitico
O que começou como um tímido contêiner em uma área pouco movimentada em 2015 hoje é um dos bares mais concorridos da região pelos jovens. Para comer, há porções, sanduíches no pão pita, fritas com zaatar e sobremesas. A casa também serve almoço e café da manhã. Serviço. R. Guaicuí, 61, Pinheiros. Tel.: 3582-7365. Horário de funcionamento: 12h/0h (seg., 18h/23h; sáb., e dom., 13h/0h)