Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Por uma identidade brasileira

Por Rafael Tonon

05 setembro 2013 | 00:12 por redacaopaladar

Por cinco anos, a chef Roberta Sudbrack comandou a cozinha do Palácio do Planalto, servindo refeições para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, chefes de governo e comitivas internacionais – foi a primeira mulher a assumir o posto. Hoje, o restaurante que leva seu nome, é considerado o 10º melhor da América Latina. Em comum entre aquela época e a atual há o trabalho de Roberta para preservar da herança cultural e gastronômica do Brasil por meio dos pratos que faz.

A chef preparou cristais de cupuaçu no Festival Gastronômico de Pirenópolis, Goiás, em maio. FOTO: André Dusek/Estadão

Em seu restaurante, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a chef não pratica uma culinária típica ou regional. Mas suas preparações exalam uma identidade brasileira que se expressa por vezes em um ingrediente (rapadura, cumaru, fubá) ou em um processo (o piracuí, por exemplo). “Uso muito as influências das técnicas clássicas, traduzidas para os dias de hoje, para atualizar o passado e aprender com ele. Com isso, faço surgir na minha produção culinária caminhos infinitos que se entrelaçam e me permitem fazer um artesanato culinário, calcado na brasilidade”, afirma.

Artesanato não é força de expressão: o cardápio do Sudbrack muda diariamente, respeitando o que está mais fresco no mercado. Só depois de olhar o que tem em mãos é que a chef decide qual receita deve seguir, para aproveitar da melhor forma os ingredientes.

A busca pela essência dos alimentos despertou na chef a vontade de aprofundar as pesquisas sobre ingredientes tipicamente brasileiros como o chuchu, o quiabo, o milho… Vontade que tem motivado outros chefs brasileiros e latino-americanos e chamado a atenção do cenário gastronômico mundial. “Vejo uma janela de oportunidade para nós e para América Latina que deve ser percebida e explorada de maneira estratégica”, diz Roberta sobre a premiação dos 50 melhores da região. “Precisamos só ter cuidado para fugir da superficialidade e não sermos só a próxima onda novidadeira, ou vista de maneira exótica e pitoresca. E, sim, mostrar que temos uma trajetória cultural forte e consistente que pode ser aproveitada por outras culturas”.

O restaurante só atende com reserva feita

Uma das sobremesas da casa é o leite frito

SERVIÇO – RS – Roberta Sudbrack

Av. Lineu de Paula Machado, 916, Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3874-0139

Site: robertasudbrack.com.br

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?