Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Quem tem boca vai ao Betto & Mary

Um autêntico restaurante romano, sem cardápio: "aqui eles escolhem para você"

08 junho 2016 | 19:32 por Cleber de Campos

O Betto & Mary, no bairro Pigneto da capital italiana, é um autêntico restaurante romano.

Fui lá com quatro amigos: uma alemã, um americano, uma japonesa e o romano Dario Gracceva, que fez as vezes de guia – e que, mesmo tendo morado a vida toda na cidade, precisou de GPS para encontrar o local, encrustado num bairro entre duas linhas de trem. Ruelas estreitas levam a uma porta discreta, que revela um interior simples, bagunçado e adorável. 

"Neste local só se vende carne de vaca louca".

"Neste local só se vende carne de vaca louca". Foto: Davide Marzi|Divulgação

O restaurante estava lotado, mas claramente éramos os únicos turistas. Tínhamos reservas (faça o mesmo), logo fomos acomodados.

Vale aqui a dica de não usar gravata: reza a lenda que os garçons vão pegar no seu pé e pendurá-la em uma espécie de hall da vergonha. 

A casa não tem cardápio: o garçom senta-se junto à mesa para anunciar o que estão servindo e tirar o pedido. “Aqui eles escolhem para você”, me explica o romano. Para começar, fomos de carne de cavalo (picada em cubinhos, muito salgada e picante), couve-flor frita (deliciosa!), tendão de vaca (textura difícil de engolir), grão-de-bico (com molho vermelho apimentado). Vieram então os primi piati, massas com rabada, funghi, cacio e pepe e carbonara. Todas muito bem preparadas e saborosas.

Macarrão a carbonara.

Macarrão a carbonara. Foto: Davide Marzi|Divulgação

O tendão de vaca é difícil de engolir por conta da textura.

O tendão de vaca é difícil de engolir por conta da textura. Foto: Davide Marzi|Divulgação

Apesar de completamente satisfeitos, ainda tínhamos que experimentar mais duas especialidades da casa: bolas e intestinos de touro. As primeiras vieram fritas. Têm textura esponjosa. Pedimos pela curiosidade, mas certamente poderia ser pedida de novo pelo sabor. Os intestinos vão agradar quem gosta de molhos fortes. 

A conta, que ainda incluiu dois tintos da casa (um Syrah, servido em copo mesmo, não em taça, que casou bem com a excentricidade dos pratos), deu 20 euros por pessoa, valor singelo pela experiência. 

Na saída, aproveite para caminhar até uma pequena pracinha, à direita do restaurante, entre no barzinho e tome uma dose de sambuca, um licor forte de anis, servido com grãos de café, tão popular em Roma como o limoncello.

SERVIÇO 

Betto & Mary

Via dei Savorgnan, 99, Roma

Navegue pelo mapa e escolha outros destinos gastronômicos

 

Ficou com água na boca?