Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Quem vai ajudar Gordon Ramsay?

Por Cíntia Bertolino

13 março 2009 | 16:47 por redacaopaladar

Astro de Hell’s Kitchen vive pesadelo na própria cozinha. O império do irascível Gordon Ramsay está passando por turbulências nos dois lados do Atlântico. Com uma fortuna estimada em 60 milhões de libras, a companhia do chef escocês assustou investidores semana passada quando deixou de honrar alguns de seus compromissos financeiros.

Segundo o jornal inglês The Guardian o chef tranquilizou os credores ao afirmar que irá ajudar a companhia Gordon Ramsay Holdings a quitar as dívidas, se necessário.

Os restaurantes dos Estados Unidos, em Nova York e Los Angeles, teriam sido os responsáveis pelo atual revés financeiro de Ramsay. Confirmando os problemas, o Gordon Ramsay at the London West Hollywood, aberto há nove meses acabou de ser vendido para o grupo LXR – Luxury Resorts, de acordo com o jornal inglês Daily Mail.

Apesar de não pertencer mais ao chef estrelado, o restaurante não vai mudar o nome, opulência e tampouco o menu, por mais que isso escandalize os puristas.

Já na Grã-Bretanha o que está em jogo é a reputação do chef. Astro dos popularíssimos programas de TV, Hell´s Kitchen e Kitchen Nightmare´s, Ramsay atravessa uma maré de má sorte, junto com os restaurantes que ele deveria ter ajudado.

No programa, Ramsay ensina donos e chefs de restaurantes decadentes e quase falidos a conquistar clientes e o sucesso a custa de descompostura atrás de descompostura. O chef turrão fez fama na TV justamente por ostentar uma postura implacável, que não se comove com lágrimas ou súplicas.

Há alguns dias o jornal escocês The Herald revelou que mais da metade dos protagonistas do Kitchen Nightmare´s “salvos” por Ramsay fecharam ou foram vendidos. Em tom jocoso, Martin Williams, afirmou: “Parece que Gordon Ramsay mordeu mais do que é capaz de mastigar”.

Para ajudá-lo em momento tão periclitante, o chef talvez devesse pedir um conselho a outro astro da TV e bem-sucedido dono de uma rede de restaurantes: o ex-chef genioso e genial Marco Pierre White, que adora contar como fez o durão Gordon Ramsay chorar nos tempos em que trabalharam juntos.

Ficou com água na boca?