Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Restaurante Arlete aposta em aperitivos para atrair a clientela do Baixo Pinheiros

A casa também tem serviço de montagem de mesas de aperitivos na casa de clientes e de entrega de tábuas com queijos, embutidos, uvas, azeitonas e nuts

23 de janeiro de 2019 | 21:28 por Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

A paixão por receber amigos para conversar ao redor de uma mesa cheia de aperitivos, na sala de casa, foi o ponto de partida para a concepção do Arlete Bar e Mercearia. É o que conta Monica Cury, o nome por trás do novo bar e mercearia do Baixo Pinheiros.

Anfitriã de todos os encontros da turma, ela decidiu largar um emprego na Uber para montar uma espécie de Rappi com curadoria afiada de aperitivos. 

Aperitivos. Tábuas de queijos e embutidos, na maioria impostados, caprichadas

Aperitivos. Tábuas de queijos e embutidos, na maioria impostados, caprichadas Foto: Gabriela Biló|Estadão

A ideia evolui e se transformou no Arlete, que foca, claro, nos aperitivos. Especialmente nos queijos e embutidos montados em caprichadas tábuas. 

Não espere apenas produtos artesanais brasileiros (um ótimo clichê, mas um clichê). Cury foi atrás do tradicional, do queijo holandês Masdaam e do Asiago Pressato italiano ao nobre presunto ibérico de pata negra, curado durante 36 meses. 

Os frios e queijos são todos cortados na hora e saem do balcão rebaixado logo na entrada da casa, assim como os drinques. A carta montada com ajuda do bartender Ale D’Agostino, do Apothek, foca nos drinques frescos e frisantes, como michelada e Campari Spritz.

Já do balcão da cozinha aberta, do lado de dentro do iluminado salão, saem pratos mais elaborados, mas sem firulas. Preparados por Gabriel Erbella, ex-Charlô, são feitos para compartilhar, na maioria dos casos, e têm inspiração espanhola.

Em dias quentes, cai bem a salmorejo, sopa fria de pão e tomates com ovo cozido e chips de presunto (semelhante ao gaspacho). Para acompanhar uma cerveja gelada (Heineken, Praya, Brooklyn e Illegaal), vá de croquetes (jamon, chorizo e queijos). 

Ambiente. Verde e iluminado, com clima de sala de casa

Ambiente. Verde e iluminado, com clima de sala de casa Foto: Gabriela Biló|Estadão

O menu segue com sugestões de tostadas – como a de polvo com tomate e aioli de páprica – e sanduíches – como o de mortadela italiana com pistache e aioli na focaccia. 

Além de receber em sua nova “casa”, Monica também monta mesas de aperitivos sob encomenda na casa dos clientes e faz entregas de caixas de aperitivos em dois tamanhos. No sistema delivery, as caixas são montadas com uma seleção de queijos, embutidos, uvas, azeitonas e nuts. Por enquanto, os pedidos precisam ser feitos com 24 horas de antecedência. 

SERVIÇO

ARLETE BAR E MERCEARIA

R. Vupabusso, 101, Pinheiros

Horário de funcionamento: 18h/0h (domingo, 17h/23h; fecha segunda-feira e terça-feira.)

www.arletebar.com

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Ficou com água na boca?