Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Restaurantes de Jamie Oliver no Reino Unido entram em recuperação judicial

Cerca de mil funcionários da rede do chef britânico correm risco de demissão; unidades brasileiras não devem ser afetadas

21 de maio de 2019 | 18:32 por Redação Paladar

A rede de restaurantes do badalado chef britânico Jamie Oliver entrou em recuperação judicial, ameaçando o encerramento das atividades de 25 casas no Reino Unido (22 da cadeia italiana Jamie's Italian) e colocando em risco o emprego de cerca de mil funcionários.

O cozinheiro-celebridade lamentou o fato nas redes sociais. “Eu estou devastado por nossos restaurantes britânicos tão amados terem entrado em administração (no Brasil, a medida é equivalente à recuperação judicial). Estou profundamente entristecido com este resultado e gostaria de agradecer a todas as pessoas que colocaram seus corações e suas almas neste negócio ao longo dos anos."

O badalado chef britânico Jamie Oliver, 43

O badalado chef britânico Jamie Oliver, 43 Foto: Eric Gaillard/Reuters

Executivos da KPMG foram designados para administrar provisoriamente a empresa e buscar compradores para toda ou parte da atividade do grupo, que também é dono do Fifteen, do Barbecoa e do Jamie’s Diner, localizado no aeroporto Gatwick, em Londres.

O anúncio da recuperação judicial pode colocar fim ao império gastronômico de Oliver, que começou a ser erguido em 2002, com a inauguração do Fifteen na capital inglesa. Caso ninguém aceite o negócio, os estabelecimentos serão fechados.

De acordo com o jornal The Guardian, as vendas na rede Jamie's Italian caíram aproximadamente 11% em 2018, quando 12 restaurantes fecharam e 600 funcionários foram demitidos. Na época, em entrevistas, o chef culpou o processo do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, pelo fracasso dos seus negócios. Ainda no ano passado, a cadeia só foi salva da falência por uma injeção de dinheiro de última hora feita pelo próprio Oliver.

Em Campinas, em Curitiba e na capital paulista, há três franquias do restaurante Jamie's Italian, que serve comida italiana e tem cardápio sazonal. A operação no Brasil é independente e não será afetada pela crise que o grupo enfrenta no Reino Unido.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jamie Oliver (@jamieoliver) em

 

Ficou com água na boca?