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Restaurantes de Jefferson e Janaina Rueda têm sistema de delivery hackeado

Invasão ocorreu nesta quarta (3) e impediu o atendimento a clientes das casas do grupo assim como em outros restaurantes da cidade. Sistemas já foram recuperados

03 de junho de 2020 | 18:21 por Danielle Nagase e Renata Mesquita, O Estado de S.Paulo

Nesta quarta-feira (3), justo no dia de estreia do delivery do Bar da Dona Onça - o restaurante de Janaina e Jefferson Rueda ficou mais de dois meses fechado por conta da quarentena imposta na cidade devido à pandemia do novo coronavírus -, o sistema da casa foi invadido por hackers e ficou fora do ar durante todo o período do almoço. A invasão também ocorreu no Hot Pork, também do casal de chefs, e em outros estabelecimentos da cidade, estima-se que mais cem no setor de food service sofreram o ataque. 

Croquete de carne de panela com mostarda no delivery do Bar da Dona Onça 

Croquete de carne de panela com mostarda no delivery do Bar da Dona Onça  Foto: Mauro Holanda

"Que país é esse onde nós, pequenos empresários, no primeiro dia de delivery, com a esperança de fazer um mundo melhor, somos hackeados por bandidos? Até quando essa palhaçada? Até quando vão continuar a fazer maldades com as pessoas? Até quando vamos ter que conviver com tudo isso? Até quando?”, postou Janaina em suas redes sociais.

O sistema invadido é administrado pela Altec, especializada em sistemas de gestão de restaurantes e bares, que conta com mais de mil clientes do setor só em São Paulo. Fernando Blay, sócio da empresa, afirmou que teve mais de 15% da sua base afetada e que desde a manhã de hoje voltaram todos os esforços para solucionar o ocorrido. “Foi um ataque externo, criminoso, que afetou uma parte dos nossos clientes”, declarou.

Por volta das 17h horas, o sistema foi reestabelecido tanto no Bar da Dona Onça quanto no Hot Pork. 

 

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