Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Safra de links

Aos moldes do que o blog Diner’s Journal do New York Times, a equipe do Paladar reuniu o que viu de mais legal nos últimos dias para compartilhar com vocês.

12 dezembro 2012 | 19:31 por carlaperalva

José Orenstein – Paga-se a bagatela de 10 mil euros para quem levar às mãos do obscuro restaurateur russo Mikhaïl Kovalev um caderninho com receitas. Mas não é qualquer caderninho de receitas: é o de Thierry Drapeau, biestrelado chef francês que comanda restaurante com seu nome na região da Vendeia. Drapeau saiu da terra contrarrevolucionária para dar um curso para os afluentes russos em Ecaterimburgo, nos Urais. Ele anotava receitas há 20 anos naqueles papéis. Quanto vale o seu caderno de receitas? Li no Le Monde.

Fernando Sciarra - A revista Sabato, que circula com o jornal belga L´Echo, trouxe na edição do início do mês um guia com endereços gastronômicos preferidos de cinco grandes chefs do país. São fazendas de produtores locais, importadores de vinho e de azeite, padarias artesanais, açougues, peixarias, torradores de café e até lojas de utensílios de cozinha. A lista chega a surpreender pelo ar pouco esnobe dentro de uma publicação de luxo para leitores endinheirados. No fim das contas, como a Bélgica não fica logo ali, o que vale é o passeio pelas belas fotos da revista.

Carla Peralva – Um vídeo, uma coleção de receitas e um infográfico. O primeiro, em francês, é uma entrevista com o chef Alain Ducasse, que, em meados de novembro, convidou 200 chefs estrelados de todo o mundo para participar da festa de 25 anos de seu restaurante em Mônaco. No vídeo, Ducasse responde a pergunta “o que é a cozinha francesa” falando sobre profissionalismo, rigor no preparo e conhecimento dos produtos e citando Alex Atala como um dos chefs que sabe aplicar esse método à sua cozinha. Só achei a transcrição do vídeo em italiano, para quem quiser se aventurar.

Ficou com água na boca?

A coleção de receitas é do New York Times, que, em tempos de mil sugestões de comidas natalinas, reuniu

vários pratos típicos do Chanuká (fala-se Ranucá).

O infográfico, também do tema “fim do ano”, mostra o que se come no período de festas em vários países. Vi no Damn Cool Pictures.

Clique na imagem para ampliá-la. 

Ficou com água na boca?